19 de março de 2010

i-Phone para a pequenada

Diz no i-online:

"A Fisher Price lançou três novas aplicações para o iPhone a pensar nos utilizadores de dois anos. À partida, parece que a clientela será reduzida, mas a marca acredita que pode ter bastantes interessados e quer convencer não só os miúdos como os pais.

Para as crianças entre os dois e os cinco anos, há três aplicações novas. O See’n Say é uma aplicação em que é preciso identificar animais, Little People Farm oferece três mini-jogos e Chatter Telephone é uma versão do telefone de plástico da marca.

Para os pais, a aposta é numa aplicação no Facebook que lhes permite registar os momentos mais especiais dos filhos."

SOCORRO! SOCORRO! Acho isto inaceitável. Para quê motivar uma criança a identificar animais num telemóvel, em dimensões reduzidíssimas se o mesmo efeito com um jogo de cartões, ou livro, ou bonecos teria um carácter muito mais pedagógico?
Eu contra mim falo pois adoro computadores, telemóveis e teconologia, a minha actividade profissional está também ligada a este tipo de produtos, mas caramba, a partir dos 2 anos de idade é um abuso.
Isto está bonito está!

4 comentários:

sofia disse...

Há que ter esperança é nos miúdos e acreditar que vão preferir os livros
(a minha, pelo menos prefere!)
Beijinhos

Marta Mourão disse...

Eu acho que o futuro está na tecnologia e acredito também que um miúdo ao mexer no iphone, está a aprender.
Os livros são importantes, os brinquedos também, mas também acho didáctico mexer num iphone com jogos deste tipo, por acaso acho.
Eu não julgava isto possível, mas o filho de uma amiga minha que faz agora 2 anos em Abril, mexe no iphone de maneira altamente desenvolta. Telefona para o pai(??), mexe nos jogos, tira fotos. Isto de maneira perfeitamente consciente. E o mais estranho é que ninguém o ensinou.
Acredito que tenha desenvolvido uma boa parte da aprendizagem intelectual, graças ao iphone.
Acho que é importante preservar as nossas bases educacionais, mas o futuro está aí e as nossas crianças mais tarde ou mais cedo vão lidar com um mundo diferente do nosso, se aprenderem a lidar com ele desde pequenos, acredito que ficarão mais preparadas.

oitooitenta disse...

concordo com o último comment, não poderia por em melhores palavras.

basicamente o que ia dizer Sofia é que concordo contigo em ensinar com as bases que serviram de referência para ti, mas a tecnologia está aí, quer queiras quer não as crianças de hoje em dia estão bem habituadas a ela.

e há mesmo muitas histórias de crianças a mexer em computadores, a aprenderem sozinhas e a facilmente saberem mais que os pais ;) já vi

agora com que idade começar... sei lá :D

karu disse...

A minha babe de 6 meses vibra com o comando da TV (sem sequer perceber do que se trata), telemóvel (vai ouvindo os avós de vez em quando em alta voz) e tudo o que seja tecnologia. Apesar de me identificar com os últimos comments, partilho da preocupação da Sofia. Enfim, mudam-se os tempos mudam-se as vontades! :)