16 de fevereiro de 2013

a logística do nosso mini-passeio


Uma das minhas maiores preocupações quando saímos com eles para o exterior, seja praia, seja campo ou neste caso a neve, é o conforto do vestuário e como organizá-lo para qualquer eventualidade. Passo dias a pensar em vários cenários, quantas mochilas devo levar, o número de refeições em modo "selvagem", se haverá wc ou não, entre outras coisas que me possam vir à cabeça.

Como íamos para a neve, era importante que ela não se molhasse, sobretudo se calhasse de ficarmos presos no carro devido ao trânsito ou outra coisa qualquer. Para evitar esta situação de desconforto não tive grandes alternativas senão comprar o mínimo de roupa adequada. Não comprei equipamento muito específico, tipo fato inteiro de snowboard, mas comprei umas calças/leggings interiores para usar na prática de ski mas que neste caso seriam para ela usar como calças normais por cima de collants. As "leggings" eram muito quentinhas e fiquei muito satisfeita com esta aquisição, servirão certamente em outras ocasiões que não em contexto "neve". No carro ela ía com elas vestidas e assim que saímos para a neve vesti-lhe estas calças exteriores impermeáveis, muito leves, confortáveis, com joelheiras reforçadas e que estão concebidas para caminhada exterior, mas eu achei que eram perfeitas para brincar uns minutos na neve. Mais uma vez apostei e ganhei :) ela foi para o monte, caiu (tadinha) e as calças interiores estavam quentes e secas! Depois o resto da roupa foi tudo o que havia por casa, camisolita interior, uma gola alta, um polar, collants, casaco de penas, gorro e meias suplentes para aconchegar as galochas. Sim, galochas... eu não comprei botas de neve para usar desta vez, achei que não fazia falta e que umas galochas faziam o mesmo efeito, embora menos seguras e nada quentes. Mas não passámos largas horas na neve, seriam sempre breves momentos, não fez mossa.

calças interiores e calças exteriores, muito jeitosas!


Connosco à frente no carro e no exterior andou sempre uma mochila com as seguintes coisas:
- creme hidratante para a cara por causa do vento e batom de cieiro
- mega-pacote de bolachas recheadas de chocolate
- água
- boiões de fruta
- toalhitas
- fraldas descartáveis e fralda de pano
- meias e calças de fato de treino suplente
- rolo de papel higiénico
- pacotes pequenos de leite simples e maçãs lavadas

No banco de trás havia duas mantinhas para o que desse e viesse.

Não levámos luvas de propósito, o contacto com a neve só faz bem e enrijece!

Resumindo e concluíndo, eu estava um pouco céptica quanto ao passeio, muito devido ao facto de em Portugal não haver grandes condições para usufruir da neve e porque esta normalmente vem acompanhada de chuva o que transforma tudo numa paparoca molhada com o risco acrescido do gelo. No entanto, foi bom sair, experimentar o terreno, ver as reações dela (nem sempre positivas) e no fim ficar com vontade de repetir em breve, sobretudo com muitas crianças que foi o caso deste passeio.


7 comentários:

Anónimo disse...

Ai Sofia, tu és tão organizadinha. Eu não chego lá, juro! É tudo mais na base do improviso.
Obrigada por partilhares. Vamos lá ver se aprendo alguma coisa.
Beijinhos!

*Quicas* disse...

Cá (Madeira) raramente neva e é nestas alturas que vemos que nem sempre é "um mar de rosas" viver numa ilha. Para muitas experiências... neve cerrada, concertos, mini-férias-vá-para-fora-cá-dentro...é preciso uma logística muuuito diferente da vossa, que passa por ter que apanhar um avião e arranjar alojamento e transporte.

Adoro viver cá, atenção. Acredito que a qualidade de vida, nem que seja devido ao clima ameno durante todo o ano, seja melhor. Mas não deixo de pensar nas experiências que não consigo proporcionar aos minis, devido a este mar que nos rodeia...

sof* disse...

ohh chá, mas olha que normalmente eu sou muito descontraída e há-de faltar sempre qualquer coisa nas malas, sobre tudo quando vamos de fim-de-semana para os avós do Minho :)
desta vez é que a coisa correu bem e eu fiquei muito orgulhosa do meu feito :DDD


*quicas* hoje moras numa ilha, amanhã quem sabe não te mudas para estas bandas! nunca se sabe! ;)

miriam disse...

my god!! :D eu nunca me lembraria de tanta coisa. vou guardar este post aqui bem guardadinho para quando formos nós ao dito passeio. ;))

Ana disse...

Olá mamã,
nomeei o teu blogue para o Liebster Award. Espreita aqui:
http://lepetitfamille.blogspot.pt/2013/02/liebster-award.html

Anónimo disse...

uii estou com a Miriam, vou guardar bem a informação:)
...Bem que queria ir à Decatlhon, já não me lembrava era porquê :DDD

I* disse...

e que rico passeio :)