31 de março de 2014

para o lanche - queque floresta negra





No Natal, o meu irmão e cunhada ofereceram-nos este livro e mais um kit de ferramentas para fazer queques, ou cupcakes em chique. Tenho andado a ver se surge uma oportunidade de experimentar uma receita, são todas fáceis e super apelativas, então chegou o dia e escolhi a última - Floresta Negra!!!
Surpreendentemente consegui seguir uma receita sem achar "que isto não pode estar certo" e o resultado foi positivo - ficaram excelentes. Tirando o facto de eu não ter kirsch e ter substituído as cerejas por morangos, todo o resto foi igual, portei-me mesmo bem!!! Fiquei tão maravilhada com o resultado que não resisti a fotografar o meu feito. Deixo-vos a receita para vos inspirar num dia de chuva, que foi o caso de ontem. Fizemos os queques em pouco tempo, durante a sesta do mais novo, e a mais velha sempre empenhada em ajudar e decorar!

ingredientes queque:
2 ovos
90gr de chocolate negro partido em pedaços
1 c de sopa de cacau
115gr de manteiga à temperatura ambiente
115 gr de açúcar
150 gr de farinha com fermento
2 c de sopa de miolo de amêndoa picado
2 c sopa de kirsch
50g de cerejas (não pus)
6 cerejas/morangos cortados ao meio (decorar)

ganache:
100 ml de natas
100 gr de chocolate negro
1 c sopa de kirsch

serve 12

Pré-aquecer o forno a 180º
Derreter o chocolate e mantê-lo morno/mole. Bater a manteiga com o açúcar até ficar uma massa fofa e esbranquiçada. Adicionar um ovo de cada vez, depois o chocolate derretido e depois o miolo de amêndoa. Envolver a farinha e o cacau, juntar o kirsch e as cerejas. Levar ao forno durante 20 minutos em forminhas individuais.

Ganache
Levar as natas ao calor quase até começar a ferver e misturar com o chocolate até tudo estar homogéneo. Repousar durante 5 minutos, mexer bem e juntar o kirsch. Deixar arrefecer durante uma hora até ficar espesso (eu não fiz isso, pus apenas no frigorífico uns 15 minutos...)

Quando arrefecidos, decorar os queques com a ganache e a cereja/morango. Polvilhar com cacau ou raspa de chocolate. Super nham!

29 de março de 2014

13/52 de 2014


Ela: fomos à Feira de Março e foi a loucura total. Andou em 3 brinquedos e ainda aviámos umas belas farturas.


Ele: Tivemos o privilégio de assistir ao checksound dos Deolinda e esta era a cara de espanto do Vasco. Ora olhava para o palco, ora olhava para nós para tentar perceber o que se passava.


Eles: à hora do jantar acendemos umas velas pela saúde do nosso Planeta e passámos a mensagem de que temos de poupar sempre a luz, a água, a comida e tudo o que nos rodeia.

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

*****

o checksound dos Deolinda, que prazer!


28 de março de 2014

Escapadinha de meio-da-semana!


Há tempos uma amiga minha convidou-me para ir assistir com ela o concerto da Beyoncé, eu que não sou propriamente fã não fiquei logo histérica, no entanto, quem é que resiste ao convite de uma boa amiga? Aceitei, claro :)
Então durante as semanas seguintes fui organizando a vida para que pudesse sair sem causar grandes alterações domésticas e que ao mesmo tempo conseguisse reunir com familiares e clientes na mesma ocasião. Estar em Lisboa é sempre um prazer, é regressar a casa e estar com a família, rever os cantos, as ruas, os edifícios coloridos, conhecer espaços agradáveis e também conviver com os meus amigos que lá moram. À medida que o meu dia foi avançando (estive fora exatamente 24h) fui tirando umas poucas fotografias, embora as mesmas não cubram todos os sítios onde estive, ok...


O concerto, foi bastante bom, como disse anteriormente, não sou grande conhecedora do repertório da Beyoncé, no entanto o espetáculo valeu a pena ir ver. Toda a parte gráfica, de coreografia e vídeo estavam excelentes, as raparigas e a própria Beyoncé estavam em excelente forma, muito jeitosas :D
Ali pelo meio achei que havia muitos pontos em comum com a mensagem passada habitualmente pela Madonna, a cena do girl power e tal, mas tudo bem. Depois também achei que a Beyoncé deu demasiada importância aos cabelos (fake), levando sempre atrás de si uma ventoinha, dá sempre aquele efeito de video clip, mas era escusado. Entretanto gostei de alguns medleys que fez, deu para juntar ali umas poucas músicas (que eu conhecia :D) e para rematar puxou do sentimentalismo do público mostrando vídeos e fotografias do seu arquivo pessoal onde também aparecia a filha, foi um momento fofo e o pessoal alinhou. Quando demos por ela o concerto acabou, o público vibrou IMENSO, prova disso foi o nosso vizinho do lado (estivemos na bancada no meio dos cotas pffff :D), que estava verdadeiramente histérico com cada aparição que a diva fazia.

Depois regressei, retomei o trabalho e tudo continuou a rolar como sempre.

26 de março de 2014

Música para hoje!!!



;)

Do fim-de-semana passado :)

No fim-de-semana passado saí porta fora antes da hora de jantar de sexta-feira e só regressei às dez da noite de domingo. Fui numa carrinha alugada, cheia de brinquedos, com a minha irmã para Lisboa para estarmos presentes no Lisbon Kids Market. Como sempre, estas deslocações têm tanto de cansativo como de divertido e desta vez fomos mais do que um dia e por isso foi mesmo uma logística mais complexa, que reuniu os esforços de ainda mais familiares do que o costume. Nestas andanças, os avós costumam ser os primeiros alvos, no entanto, desta vez "alugámos" os irmãos e cunhados :D
Os meus filhos ficaram muito bem com o pai e rumaram todos para terras minhotas onde se divertiram como sempre.
Os rapazes da mana, foram com o pai para a capital e todos se instalaram na casa da mana do cunhadão.
Eu e a mana, lá fomos então, quais caixeiras viajantes por essas estradas fora. Chegámos a LX e lá estava o nosso irmão mais a sua cara-metade à nossa espera para todos juntos descarregarmos as coisas e montarmos o nosso cantinho. A união faz a força e na nossa família a coisa é mesmo assim, até nos podemos passar todos uns com os outros, mas quando é preciso também damos as mãos para pôr tudo a mexer!!! Yes!


O LKM correu bem, como sempre falámos com imensas pessoas umas que já nos conheciam, outras não e até tivemos clientes que nos vieram visitar, tão bom*** Depois há sempre a conversa com as outras marcas, há que pôr os assuntos em dia, ver o que se anda a fazer, trocar experiências e falar de estratégia e planos futuros. Para nossa alegria ficámos mesmo ao lado da Cherry Papaya Kids, que ainda outro dia vos falei! e foi um fartote de trocar ideias, brincar com a pequena Cherry e no fim pumba, não resisti e comprei uma t-shirt com o gelado e a mancha amarela. Mal posso esperar que o tempo melhore para a vestir ao crominho mais novo. Para ela, trouxe uma saia jardineira do Anjinho Gordo, muito gira, vermelha com estrelinhas brancas. O fixe destas peças é que vão durar muuuuito tempo, porque são bastante versáteis, podendo ser usadas em todas as estações do ano - WINNER!

À noite foi tempo de ir jantar fora, com o meu irmão e cunhadinha; eles escolheram o Prego da Peixaria, na zona do Principe Real e apesar de termos ficado horrores à espera de jantar, a coisa compensou. Comemos umas batatas fritas TOP acompanhadas de uns preguinhos que me souberam a um manjar dos deuses, um sumo de ananás e menta dentro de um frasco de compota foi quase um batido verde da moda, estava óptimo :D

O melhor disto tudo não foi o facto de não andar preocupada com crianças durante dois dias, foi sim chegar a casa, cansadíssima e vê-los acordados à minha espera. Eu apareci à porta do quarto deles e ficaram os dois super espantados e depois histéricos à minha volta. Lembrei-me imediatamente da excitação que era esperar que o meu pai viesse das suas intermináveis viagens. Depois de muita beijoquice e muitos pulos, dei-lhes uma palete de iogurtes disney OMG!!!! e depois as roupas que lhes comprei, bem juro-vos que parecia natal, ficaram tão, mas tão contentes, eu sei lá.
E é isto a minha vida, poderei pedir mais?
Não!

Obrigada*

24 de março de 2014

12/52 de 2014


Ele: de manhã, antes de ir para a escola ainda dá tempo para brincar com os blocos mais lindos cá de casa. Já faz pequenas torres cujo objetivo máximo é sempre mandar ao chão e fazer barulho.


Ela/nós: no mesmo dia, depois da escola, também houve tempo para brincadeiras com carrapitos em frente ao espelho.

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

20 de março de 2014

chegou a primavera!!


Finalmente, é oficial, chegou a primavera. Já vos disse que gosto muito do estilo da Jane Birkin? Para mim, isto é mais ou menos o que eu visto, muito básico e descontraído, funciona que é uma maravilha. Venha o calor!!





e agora só me ocorre esta música!
:D

19 de março de 2014

No dia do pai

Hoje o meu pensamento está com os pais que perdem manhãs ou têm mesmo uma coisa esquisita chamada Trabalho e que não podem estar nas escolas com os filhos.
Claro que também penso nos filhos que estão sem os pais na escola. Inspira...

"No meu tempo" as coisas eram bem mais simples...

15 de março de 2014

11/52 de 2014


Ela: andar de bicicleta tem sido uma alegria imensa, aqui a carinha dela não deixa margem para dúvidas. Farta-se de rir, de gritar, sobe e desce rampas, chama-nos para vermos como trava, como acelera, toca as duas campaínhas. Nós adoramos!


Ele: (no mesmo dia e cenário - o parque) extremamente concentrado no painel de controlo do carro espetacular que o primo lhe emprestou. Agora está como quer, desliza de um lado para o outro autonomamente, ainda assim, continua a cobiçar bicicletas alheias.


Eles: acordar com calma, sem correrias dá nisto - momentos de cafuné na cama dela que eles simplesmente adoram.

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

11 de março de 2014

da bandida que há em mim

Esperar que as pessoas pequenas adormeçam. Entrar sorrateiramente na cozinha. Deslizar com o maior cuidado a gaveta do congelador. Roubar um bocado de gelado de chocolate altamente cobiçado pelas pessoas pequenas.

Nham!!!

gelado de chocolate e suspiro, Gelados de Portugal, made in Aveiro!!

9 de março de 2014

10/52 de 2014


Ela: Há dias, depois da escola, fomos todos para o quarto deles esperar pela hora do banho. Entretanto tudo se transformou num teatro, ela estava no palco a contar uma história e nós éramos uma plateia entusiasmada.


Ele: Apanhou o dvd do "cocoiô" e não descansou enquanto não o pusemos a dar. Naturalmente que ele só presta atenção até terminar o genérico...


Eles: o momento em que eles tomam banho juntos e brincam durante uns vinte minutos é sempre o ponto alto da semana. Já em pequena a minha mãe fazía-nos isto com muita frequência.

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

7 de março de 2014

o nosso carnaval


Este ano, pela primeira vez, vivemos o carnaval com muito entusiasmo. Para facilitar a minha vida comprei-lhes umas roupas "da época" e deixei a coisa rolar, o resultado foi excelente, a mais velha adorou, o mais novo, claro não percebeu nadinha. Acho que pela primeira vez em muito tempo eu própria me diverti imenso no carnaval, diverti-me vendo as caras de alegria dela ao vesti-la, penteá-la e até ao pintar-lhe o rosto. Esta é a magia das crianças, é fazerem-nos soltar e ser crianças novamente. Eu em pequena adorava o carnaval, sobretudo vestir as roupas da minha mãe, lembro-me de andar sempre obcecada com saias compridíssimas e rodadas que a minha mãe tinha!!
Embora eu continue a achar que o carnaval para os bebés é uma patetice (mas sim, eu também a vesti de vitelinha no primeiro carnaval...), acho que o carnaval para os mais crescidinhos é realmente a festa do ano, se calhar até mais espetacular do que o Natal!

Cherry Papaya - Nham! Nham!


Gente!! Conhecem o blog das manas Manga e Papaia? É um blog que leio e que gosto porque é transversal, tem coisas fixes, nota-se ali um gosto que vai muitas vezes ao encontro do meu :D
Para abrilhantar a festa das manas, abriu hoje ao público a sua loja kids fashion do mais fofa e deliciosa. Fiquei logo de olho neste macaco de menina e nas t-shirts dos meninos. Cores gulosas, prontas para um verão que está mesmo aí a despontar (ainda que timidamente aqui na nossa cidade...)

Não deixem de espreitar a loja online das Cherry Papaia Kids, eu góstei!!!
Parabéns às manas, é na adversidade que nascem as coisas mais belas. Força!!

http://www.cherrypapaya.com


5 de março de 2014

coroa de princesa



Para o carnaval, para o vestido de princesa, eu TIVE de lhe fazer uma coroa. Achei que apenas o modelito da H&M não era suficiente, então lá fui eu revirar os meus materiais e saquei duas porções de feltro, um pedaço branco e outro azul claro - perfeito, eram as cores do vestido. Depois fui ao Pinterest (báaaasica) e tirei ideias deste, deste e deste modelo e fiz a coroa dela. Gastei cerca de 4€ na retrosaria para comprar 3m de fitas de cetim rosa, azul e branco, cinco botões super cintilantes e fita termo-colante de baínhas (atenção o feltro queima com alguma facilidade). O resultado foi muito simples e eficaz, ela adorou e consegui fazer tudo em duas horas ao serão!

2 de março de 2014

9/52 de 2014


Leonor: uma tarde de sábado cheia de coisas boas. Primeiro uma leitura de um conto na livraria mais fixe da nossa cidade e depois um lanche cheio de lambarices para as meninas marotas. Aqui, o momento em que ela (vestida de princesa) devora um delicioso mega-bombástico bolo de chocolate - não foi preciso pedir para se despachar :D


Vasco: Só está bem em cima de nós, a desviar-nos a atenção à procura de mimos e brincadeiras.


Eles: o Carnaval, claro. Divido em vários actos, hoje os disfarces centraram-se em roupas da casa. Ele foi de Clark Kent, ela foi de miss borboleta, com um vestido mamã (quem é não gostava de vestir os vestidos da mamã?!)


Os primos: hoje um bónus. Tivemos uma espécie de festa de carnaval em casa dos avós então tivemos a companhia de um vitelo e de um tigre muito feroz!!

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

A primeira frase dela de hoje

- Eu queria ir para o Algarve e atirar-me para a água de costas!

(Adoro os sonhos dela)