31 de março de 2014

para o lanche - queque floresta negra





No Natal, o meu irmão e cunhada ofereceram-nos este livro e mais um kit de ferramentas para fazer queques, ou cupcakes em chique. Tenho andado a ver se surge uma oportunidade de experimentar uma receita, são todas fáceis e super apelativas, então chegou o dia e escolhi a última - Floresta Negra!!!
Surpreendentemente consegui seguir uma receita sem achar "que isto não pode estar certo" e o resultado foi positivo - ficaram excelentes. Tirando o facto de eu não ter kirsch e ter substituído as cerejas por morangos, todo o resto foi igual, portei-me mesmo bem!!! Fiquei tão maravilhada com o resultado que não resisti a fotografar o meu feito. Deixo-vos a receita para vos inspirar num dia de chuva, que foi o caso de ontem. Fizemos os queques em pouco tempo, durante a sesta do mais novo, e a mais velha sempre empenhada em ajudar e decorar!

ingredientes queque:
2 ovos
90gr de chocolate negro partido em pedaços
1 c de sopa de cacau
115gr de manteiga à temperatura ambiente
115 gr de açúcar
150 gr de farinha com fermento
2 c de sopa de miolo de amêndoa picado
2 c sopa de kirsch
50g de cerejas (não pus)
6 cerejas/morangos cortados ao meio (decorar)

ganache:
100 ml de natas
100 gr de chocolate negro
1 c sopa de kirsch

serve 12

Pré-aquecer o forno a 180º
Derreter o chocolate e mantê-lo morno/mole. Bater a manteiga com o açúcar até ficar uma massa fofa e esbranquiçada. Adicionar um ovo de cada vez, depois o chocolate derretido e depois o miolo de amêndoa. Envolver a farinha e o cacau, juntar o kirsch e as cerejas. Levar ao forno durante 20 minutos em forminhas individuais.

Ganache
Levar as natas ao calor quase até começar a ferver e misturar com o chocolate até tudo estar homogéneo. Repousar durante 5 minutos, mexer bem e juntar o kirsch. Deixar arrefecer durante uma hora até ficar espesso (eu não fiz isso, pus apenas no frigorífico uns 15 minutos...)

Quando arrefecidos, decorar os queques com a ganache e a cereja/morango. Polvilhar com cacau ou raspa de chocolate. Super nham!

7 comentários:

carla disse...

parecem óptimos. por dentro são mais para o seco ou húmidos?
o que é o kirsch? algum licor?

seguir receitas trouxe resultados positivos ;-)

lu disse...

ah boa! estava mesmo precisando de uma receita dessas, os meus cupcakes sempre correm mal..
e os teus ficaram tão perfeitinhos! :)

**SOFIA** disse...

:)
A kirschwasser or kirsch is a clear, colorless fruit brandy traditionally made from double distillation of morello cherries, a dark-colored cultivar of the sour cherry.

estes ficaram no ponto! têm uma certa humidade e com textura fofa. creio que por ter usado chocolate em barra e não cacau em pó. o cacau em pó foi mesmo só um pouquinho.

aqui nas fotografias não se percebe, mas eu usei mais natas na ganache do que seria suposto, então os morangos escorregaram porque esta ficou ligeiramente mais mole.

experimentem, ficam mesmo porreiros :)

Diana disse...

Têm um óptimo aspecto! Parabéns!

miriam disse...

pronto, já me engordaste! :D
não faço ideia o que é kirsch...
vejo-me a fazer estes queques com ingredientes completamente alterados ;)

**SOFIA** disse...

miriam, és demais. mas olha, com ingredientes completamente alterados, não são estes queques, são outros :D

iwantobakefree disse...

que aspecto lindo e delicioso! Parabéns!