20 de outubro de 2014

tarte rápida de maçã raineta


Nesta época do ano temos sempre muitas maçãs cá em casa, são do quintal dos avós do Minho e é quase certo que façamos alguma sobremesa especial com elas. Desta vez, aventurei-me com a massa filo, nunca mexi em tal coisa e sabia que tinha de ser rápida na montagem da tarte! Sentei-me com a Leonor no sofá e partimos nozes, não sei quantificar, mas foram umas duas mãos cheias e depois piquei grosseiramente.
Depois descasquei e parti aos pedaços cinco maçãs rainetas grandes e ácidas, muito boas.
Na taça das maçãs juntei canela, açúcar mascavado e gengibre em pó nas quantidades que me pareceram boas a generosas.
Depois abri rapidamente a embalagem de massa filo, pus umas 4 ou 5 folhas a forrar a tarteira (daquelas de pirex), depois coloquei as maçãs e polivilhei com as nozes. Cobri tudo com mais umas 4 ou 5 folhas de massa filo, untei levemente com azeite (não quis derreter manteiga) e polvilhei com açúcar. Foi ao forno a 200º durante cerca de meia hora. Passado pouco tempo desci a temperatura e baixei o tabuleiro porque a camada de cima estava a queimar, mas no fim do tempo ficou perfeito, as maçãs ficaram moles e retirei a primeira folha de filo porque estava esturrada. 

O resultado estava óptimo!!! Ficaria delicioso se tivéssemos um geladinho de nata ou baunilha, mas ficará para a próxima. É realmente um bom petisco para um lanche de outono.


1 comentário:

lu disse...

hmmm parece ótima!
boa semana para ti!