13 de julho de 2015

28/52 de 2015


Na sexta-feira pensámos almoçar ao Porto no dia seguinte. No sábado, após um mau acordar da criança mais nova, desistimos do plano. Passada uma hora decidimos de repente que afinal sempre íamos e fomos. Chegámos à estação dos comboios e um maaaaaar de gente a tentar comprar bilhetes para Lisboa, faltavam 10 minutos para o nosso comboio. Quando finalmente consegui que a máquina me desse os bilhetes, fomos a correr validá-los e entrámos na nossa carruagem praticamente lotada, sentámo-nos e nem acreditámos que tínhamos conseguido!


Os miúdos em êxtase com o comboio a andar, os túneis, as praias, as casas, as vacas, as cegonhas, tudo era motivo de espanto. Uma hora de pára-arranca e lá chegámos ao Porto, não estava calor, mas estava um sol bonito e a cidade estava completamente apinhada de gente que mais parecia um dia de semana.


Não tínhamos um plano de visita, saímos apenas com o objetivo de andar de comboio e almoçar no Porto e assim foi. Mal saímos da estação fomos apreciar a fachada da autoria do Miguel Januário  recentemente inaugurada no âmbito do projeto Locomotiva (junto à estação de S. Bento) e que contou com a colaboração de gente anónima. (saber mais sobre ±MAISMENOS±)


Vale a pena apreciar.



Depois subimos aos Clérigos, passámos pela Lello mas nem nos atrevemos a entrar tal era a quantidade de gente à porta que mais parecia um motim. Acabámos por almoçar no Clérigos, na zona mais descontraída deste restaurante que tem 3 zonas distintas - restaurante, sushi bar e cafetaria. Esteve-se bem, muitos turistas mas descontraído e com nativos que chegue para nos sentirmos integrados :) Da última vez que vi esta zona, estava tudo em modo estaleiro de obras após alguns anos de abandono e decadência. Agora está sem dúvida melhor, super animado, com lojas giras e cheio de vida, que no fim de contas é o que mais interessa.




Depois do almoço, tivemos que entrar na igreja da torre dos Clérigos, isto porque a Leonor disse que "foi ali que viu pela primeira vez o Jesus morto" - o que pensar disto! Entrámos mas ficámos praticamente à porta porque estava a decorrer um casamento, ainda assim, sentámo-nos e os miúdos ficaram um pouco a observar e a fazer perguntas.


Descemos aos Lóios pela Rua de Trás (dos clérigos), estava tudo ainda com o decor sanjoanino tão característico dos dias que passaram. Em cada buraco, mais um bar de tapas ou cena gourmet, há lugar para receber todo o mar de gente que se via nas ruas principais. Há muito tempo, se calhar demasiado tempo, que não vou passear ao Porto e confesso que no par de horas que lá estivemos desta vez, notei uma diferença enorme na quantidade de gente pela rua! Tudo cheio, tudo caro (café 1,20€!!!), muita coisa bem arranjada e outras tantas por arranjar, mas é normal, tudo a seu tempo.


As crianças sempre animadas a vibrar com todos os pormenores. Quando passámos pela torneira gigante, foi a Leonor a chamar o irmão para a ver. Da última vez que ali fomos, a Leonor achou-a muito estranha e não lhe percebeu o sentido, passado um ano já a achou muito mais divertida.



A nossa visita-relâmpago ficou completa com um geladinho da Santini, que já conhecíamos e que de facto o sorvete de morango é de morrer.



Regressámos novamente por onde viemos, os miúdos super contentes com este passeio inesperado. Chegámos a casa e ainda viemos a tempo de dormir a sesta por incrível que possa parecer. Para a próxima vamos tentar fazer a coisa mais bem feita, para esticar o passeio para um dia inteiro.

5 comentários:

carla disse...

O Porto está bastante diferente, agora é aos fins-de-semana que está cheio de gente, especialmente aos sábados, agora durante a semana é relativamente calmo, bem menos gente nas ruas....
Ainda bem que ela se lembrou a torneira e que desta vez não se assustou :-)

sof* disse...

sempre que vou ao Porto não há como não ficar nostálgica.
é uma cidade linda e cada vez mais linda(!!), com sol então... :D

Anónimo disse...

Para a próxima estendam o passeio a Guimarães
Suzana

**SOFIA** disse...

Guimarães, é boa ideia sim senhora ;)

carla disse...

foi pena não termos combinado, tinhas ficado lá em casa, estava vazia, temos que combinar isso ;)