20 de agosto de 2015

Quando os pais se enervam


Desde que me lembro de ser estudante que oiço estas histórias, toda a gente conhece alguém, que algures no percurso escolar, recorreu a portas travessas para conseguir ficar numa escola em vez de outra, ou até mesmo mudar para a turma dos amigos do peito. No meu caso, enquanto estudante, nunca fizemos qualquer manobra e por isso falo com isenção.
Já aqui havia dito que fomos confrontados com a indicação de que as escolas públicas que mais nos interessavam não calharam à nossa mais velha. Ficou noutra porque não teve vaga nas primeiras. Em vez de fazermos as nossas rotinas a pé, teremos de as fazer de carro. Não teremos de andar dezenas de quilómetros, que a nossa cidade é do tamanho de um ovo, mas ainda assim, com estacionamentos condicionados e o diabo a quatro, a coisa fluía melhor se andássemos a pé, convenhamos...
Tudo isto até seria pacífico não fôssemos nós e outros pais terem ficado com a impressão de que o processo de seleção das crianças não foi claro. Tal como disse, isto aqui é um ovo e conversa para aqui, conversa para ali, informações preto no branco e há que confrontar quem de direito sobre estas suspeitas. Não nos respondem, reclama-se ao patamar seguinte e até se aproveita a ocasião para contar a novidade à TV. Felizmente e devido a um trabalho de investigação fantástico dos pais, foi possível iniciar um processo de verificação das matrículas existentes. Isto é cidadania, porque se não agirmos pelo que é nosso fica sempre tudo na mesma.

Para ver a reportagem sigam este link.

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2015-08-19-Matriculas-escolares-sob-suspeita-em-Aveiro

À Margarida e ao Artur, o nosso maior obrigado pelo esforço.
Ao Paulo Ravara, obrigado pelo interesse.

A cidade de Aveiro, só beneficia.

Caso suspeitem de anomalias nos vossos agrupamentos, não se deixem ficar, as listas não estão gravadas na pedra.

8 comentários:

carla disse...

já fazes parte das pessoas que se vão queixar à televisão! é pena que tenha que ser assim... :-(

Simplesmente Ana disse...

Sofia, para além da morada que outros critérios os "burlões"inventam? Isto porque se tanto a Sofia como os outros entrevistados moram perto e não conseguiram, é porque inventaram algo mais que morada... Irmãos não creio que inventem, assim como NEE...

Que situação aborrecida, de facto.

sof* disse...

carla, tens toda a razão :(

simplesmente Ana, ao que tudo indica, as datas de nascimento das crianças também foi alterada. mas a morada acaba por ser bastante gravosa porque condiciona imensas crianças que não frequentaram o jardim de infância no agrupamento (que é o nosso caso).

Susana Neves disse...

Olá Sofia. Que surpresa :) Quando vi a reportagem tive quase a certeza que era a mãe da L mas fiquei balançada.

Quero dar - vos os parabéns pela iniciativa e pela forma cordata e sensata como a estão a tratar. Espero que consigam reverter a situação e reponham a legalidade e moral da questão.

Um beijinho e boa sorte

**SOFIA** disse...

obrigada susana** espero em breve ter boas novidades sobre este processo, mesmo que não sejam de mudança para nós.
beijinhos ;)

Anónimo disse...

Olá Sofia!
E já tem novidades! Do que vi das listas este ano, para o ano devo ter o mesmo problema, até por a minha filha estar numa ipss...
Obrigada!
Carolina

sof* disse...

Olá Carolina,
infelizmente o agrupamento e as instâncias que lhe são superiores nada fizeram, contudo, o processo não ficará arquivado por vontade dos pais.
Se a sua filha está numa IPSS do agrupamento escolar que lhe convém, então está bem encaminhada, mas se a escola primária onde pretende que ela ingresse tem JI, então o ideal era que a menina frequentasse esse mesmo JI.
boa sorte!!

Anónimo disse...

O facto de não fazerem nada é premiar quem ludibria o sistema. não faz sentido.
A escola onde quero por a minha filha tem JI (não a mudámos este ano, pq como está a fazer terapia da fala, com recomendação da pediatra, achámos melhor não a mudar este ano de ambiente)
Mt obg por ter respondido!