21 de janeiro de 2016

o quarto deles e novamente o assunto Beliche...


Ainda há dias falava sobre o beliche do quarto deles e passados dois dias deu-nos a paradinha e desmontámos as camas. Pela quarta vez em pouco mais de um ano, mudámos novamente a disposição do quarto dos miúdos.

A verdade é que ao longo deste ano, nenhuma das configurações do quarto me satisfez plenamente. O quarto é retangular e é versátil, no entanto, todas as versões que já tivemos, fiquei sempre com a sensação de que estava tudo demasiado encostado às paredes. Embora o quarto reservasse sempre muito espaço de brincadeira, a verdade é que eles pouco brincam lá pois preferem correr pela casa toda ou então brincar na sala perto de nós. Na maior parte do tempo, o quarto está vazio, literalmente vazio.

Quando nos mudámos, não cheguei a fotografar o aspecto do quarto, mas a cama dela estava encostada à parede pelo lado mais comprido e na cabeceira estava o berço. Estavam cabeça com cabeça em camas diferentes. Não descansei enquanto não trouxe a cama igual à da Leonor, e também as coloquei cabeça com cabeça, encostadas à parede pelo lado mais comprido. O berço saiu do quarto. Em frente às camas estava uma cómoda e uns módulos, ambos brancos do Ikea. Pousámo-los na altura das mudanças e assim ficaram na mesma posição durante um ano.


Depois veio a fase do beliche, nesta altura achei que tínhamos um bom compromisso, os miúdos adoraram a cama, mas eu "perdi" dois grandes gavetões de arrumação. O bercinho regressou ao quarto para funcionar como sofá, onde lemos muitas histórias antes de dormir. Entretanto há poucas semanas o berço foi para Lisboa porque a família vai crescer novamente (yey!!!!) e o quarto ficou mesmo muito vazio em metade do quarto e com a mobília toda "encostada" na outra metade. Não estava a ficar bem, o quarto estava demasiado desequilibrado e a solução foi testar uma versão que há muito tempo já nos sugeriam: ter as camas lado a lado.


E assim, foi. No início desta semana quando chegámos a casa depois da escola, comunicámos que íamos desmontar o beliche e que eles íam ter um quarto "novo". Nestas alturas de mudanças, eles ficam sempre muito excitados e com imensa expectativa do que vai sair dali. Pusemos então as camas lado a lado, com um dos módulos ikea no meio com a maioria dos livros e puzzles, mais alguns adereços decorativos e o globo luminoso que continua a ser a lâmpada de cabeceira perfeita. A cómoda foi para o antigo sítio onde estavam as cabeceiras do beliche e o restante módulo expedit do ikea manteve-se inalterado na sua posição.

Após estar tudo organizado, as crianças gostaram imenso, sentaram-se entre as camas e divertiram-se a retirar e organizar a "biblioteca" como eles chamam. Ao contrário do beliche, há agora uma (ainda) maior cumplicidade na hora de deitar, eles vêem-se de frente e estão muito próximos o que dá liberdade a muuuuita conversa.  O Vasco gosta sempre de confirmar com a irmã de que ela o vê!

Na minha opinião, agora sim, o quarto está OK, a mobília está realmente distribuída e já não resta nada daquela impressão de que chegámos ali e despejámos as coisas encostadas às paredes. Embora o quarto tivesse ficado sem uma grande área de brincadeira, a verdade é que agora, as camas têm uma importância que antes não tinham. Agora eles brincam muito em cima das camas e por incrível que possa parecer, brincam muito mais no quarto do que em qualquer outra divisão da casa!

Agora sim!

Pelo menos até ver... :DDD

2 comentários:

Simplesmente Ana disse...

Está perfeito! Os beliches são sempre do agrado das crianças (a minha filha não tem irmãos e queria um :P), mas muito pouco estéticos e pouco práticos. Sei-o porque temos um na casa de férias.

Esse chão é lindo, já agora! É madeira a sério ou flutuante. Desculpa a ousadia, mas fiquei mesmo vidrada.

**SOFIA** disse...

Olá Simplesmente Ana, o chão é um flutuante com folha de madeira verdadeira (sucupira), é um mix portanto :)