22 de abril de 2016

A primavera chegou à nossa varanda


Neste loooongo inverno temos andado a preparar a nossa horta. Comprámos um pequeno canteiro em degraus num hipermercado e depois de toda a terra no lugar, plantámos algumas coisinhas para testar o terreno. Comprámos 8 pés de morangueiros pequeninos, 4 alfaces, 4 beterrabas e dois tomateiros cherry. Todas as plantas eram mesmo minorcas, tão delicadas que quando as regava tinha de as ajeitar novamente porque saltavam da terra com a força da água. Basicamente isto parecia uma enfermaria de plantas. Entretanto o sol começou a espreitar e mesmo com tanta chuva começámos rapidamente a notar grandes progressos nas plantas. Os morangueiros transformaram-se em "ervas daninhas" de tão grandes que ficaram, as beterrabas estão com folhas grandes e cheias de veios cor de vinho.



Nas alfaces tivemos uma baixa, mas isso até foi bom porque aliviou o aperto que havia entre as que ficaram (plantei-as demasiado próximas).



Para me guiar tenho um livro muito jeitoso que podem ver aqui; é 100% português! muito informativo e bonito.


Algumas experiências por vezes não correram tão bem... Plantei algumas sementes de coentros, que nos foram gentilmente oferecidas pela Cláudia, que por ter sido muito cedo não vingaram. No entanto, há dias tornei a semear e os coentros já se reconhecem bem e estão a ficar mesmo fortes!


No meio das minhas experiências andam os miúdos, eles adoram isto. Todos os dias vêm ver os morangos mudar de cor, ajeitam aqui e dali, regam, querem podar, já conhecem as aromáticas e já sabem que o coelho que o pai faz vai bem com a salva ;)



Também temos hortênsias. Podei-as no fim do verão e agora estão a ficar cheias de folhas e flores.



Nas horas de almoço ou ao fim da tarde estamos de volta deste trabalho, também adoro fotografar os progressos bem como as texturas das diferentes espécies. O impressionante é ver a diferença de umas semanas para as outras. Estas fotografias foram tiradas há 5 dias e só neste curto espaço de tempo as alfaces quase duplicaram de tamanho!


O nosso tomateiro quase em flor :) O eterno exemplo das aulas de biologia por ser uma "planta completa".



Esta couve decorativa veio num ramo que nos ofereceram no Natal que eu desmanchei e espetei a mini couve na terra. Confesso que não sabia se isto ia resultar mas a verdade é que a mini couve está enorme e tem já uns bons 40cm de altura. Pelo que li ficam mais rosa/roxas quanto mais frio apanham, as folhas são comestíveis e muito nutritivas. Para já, fica apenas a decorar o canteiro das aromáticas ;)


Por fim, uma mini gerbera que está permanentemente a dar flor desde agosto do ano passado!


1 comentário:

Cláudia disse...

Que bela horta!!!!! Parabéns, é um sucesso! Os meus coentros, tão lindos que estavam...foram quase todos comidos pelos caracóis, que são às centenas. Acho que podem duplicar os canteiros!!! Já não podem viver sem a vossa hortinha! Parabéns + uma vez, beijinhos