11 de julho de 2016

PORTUGAL


Eu não sou de futebol, não me acende assim uma chama por qualquer clube, mas quando joga a seleção gosto de ver, faço por não perder um jogo e até dou palpites e faço comentários que o meu marido aprecia (goza) bastante :)

Ontem fomos ver a final a casa da minha irmã, os miúdos íam super animados, têm vivido dias divertidíssimos não só à custa da bola mas porque tem calhado fazermos programas que não são muito habituais. Eu ía com uma réstia de esperança que pudéssemos ganhar aos franceses, já se sabe como é jogar na casa do inimigo, mas em 2004 também fomos à final em casa e quem ganhou foram os gregos... Ver o jogo ontem deu-me nervos, senti-me diminuída, basicamente senti-me "emigrante". Hoje em dia há aqueles emigrantes de primeira, os ex-pats e os emigrantes "normais" ou de segunda, e é sempre assim que os portugueses são vistos lá fora, pelo menos no continente europeu. Não vale a pena tapar o sol com a peneira, já estive nessa situação com a minha família e sei como foi e como é. Perante os franceses, que já tinham uma carrinha toda artilhada para a a festa, que tiveram um árbitro inglês do seu lado enquanto pôde, Portugal foi um sapo muito difícil para aquela gente engolir. Portanto, acho que foi muito mas muito merecida esta vitória, puxa a vida, tivemos que malhar o ferro com muita força para dobrar aquela gente. Custou mais foi caraças!



Para além da vitória no europeu de futebol, que tem uma projeção incrível, fomos também medalhados em várias modalidades de atletismo, tudo no mesmo fim-de-semana inspirador. Portugal está de parabéns, mostrou que também se pratica bom desporto por cá, com respeito (q.b. que também não somos totós) pelo adversário e que sabe gozar o momento. Foi uma festa espantosa e acho que ao menos isto para nos arrancar um sorriso em tempos tão adversos.



Parabéns Portugal!!!!!

Sem comentários: