22 de agosto de 2016

os bikinis e as meninas


Bikinis para meninas? Não gosto. Acho que não fazem sentido e ficam feios nas crianças.

Bebés com binkinis? Por favor...

Embora eu seja uma defensora acérrima da minha opinião, este ano comprei um para a minha filha. Até este verão consegui convencê-la a usar apenas tanga na praia, sobretudo quando fez colónia com a escola, mas este ano tive de quebrar. Quis quebrar. Embora lhe tivesse comprado um bikini porque ela me pediu muito, porque era apontada por outras meninas que tinham parte de cima bla, bla, bla... a verdade é que me incomoda muito saber que as raparigas tão pequenas estejam convencidas de que devem esconder algo que simplesmente não têm: maminhas! Faz isto sentido? Porque há-de a minha filha se sentir diminuída ou sentir que deve tapar algo porque acha que é vergonhoso? Dizia que se sentia ridícula por andar de tanga em grupo, que tinha as maminhas de fora, que a gozavam e por mais que eu lhe explicasse, não houve maneira.
Em família ou entre amigos próximos andou só de tanga ou fato de banho, mas a maior parte das vezes até fez questão de vestir o conjunto porque na verdade ela estava muito vaidosa da sua "progressão" na indumentária de praia, sentia-se crescida e parte do grupo. Enfim, eu em criança também não gostava de me sentir diferente, já me bastava todas as diferenças que eu não podia evitar quanto mais estas que seriam facilmente resolvidas pela minha mãe. Resolvi então a questão da inclusão, mas também deixei a minha posição bem clara à minha filha e ela percebeu, ainda assim, achei que seria importante haver o meio-termo, cedia ela e cedíamos nós, paz na Terra.
Acho bem que a minha filha se queira sentir feminina, que vista aquilo que a faz feliz, mas tenho pena de constatar que é quase impossível fazer uma barreira a estas convenções adultas nas gerações mais novas e por isso mesmo tão descontextualizada.


7 comentários:

Cláudia disse...

Sofia, lembro-me tão bem, como se fosse hoje, de estar com essa idade na praia, apenas com calção. Na minha frente uma menina da mesma idade, com o seu biquini...Lembro-me de sentir um misto de vergonha e inveja da outra menina. Lembro-me de não perceber porque razão a minha mãe tinha aquelas ideias diferentes das outras mães!!!! Só muito tarde passei a ter biquini e lembro-me do alívio e da alegria que senti. Para a minha filha, não esperei que fosse ela a pedir biquini. Em bebe usava tanga e pelos 4 ,5 anos, tinha biquini para o caso de querer. Ainda agora me questiono...como fica uma memória destas, tantos anos guardada?? Um beijinho de parabéns pelos 7 anos e por essa felicidade toda que as bonitas fotografias nos mostram.*

MarianaS disse...

Penso exactamente da mesma maneira e cedi em moldes semelhantes, no ano passado... Tento atenuar a coisa com fatos de banho e, novidade deste ano, triquini... :))))

**SOFIA** disse...

:))

É impressionante como as atitudes das mães/pais influenciam os comportamentos dos filhos até à idade adulta. Tal como tu Cláudia, também eu me recordo dos episódios dos trajes de banho, embora os meus pais fossem bem mais descontraídos do que eu sou agora com esta questão.
No meio disto tudo o melhor é realmente podermos ceder às nossas convicções fazendo-lhes compreender o nosso ponto de vista, não é Mariana?
Curiosamente, ontem fomos à praia e ela usou apenas a parte de baixo do bikini, nunca perguntou pela parte de cima, mas lá está, não havia amigos connosco a quem mostrar o upgrade da indumentária :D

bjss

MarianaS disse...

A minha experiência é mesmo essa: quando vai à praia com a escola, jamais leva só tanguinha; quando está com os primos rapazes ou só connosco, por exemplo, já se "esquece" da parte de cima com maior frequência...

Simplesmente Ana disse...

Também não gosto, mas também tive que ceder quando ela tinha 5 anos. Blagh. Usa fato de banho, tanga e bikini (nunca triangular, mas tipo "fita" e com padrões amorosos). De vez em quando, "esqueço-me" da parte de cima em casa ;)

**SOFIA** disse...

o nosso bikini é exatamente assim, faixa com padrão :))))

Unknown disse...

A minha filha de 4 anos e meio ainda quer ir de tanga (troca sempre o fato de banho molhado por tanga), mas perguntava-me pelas maminhas... Tentei simplificar, não dar grande importância e passou. Para o ano veremos! Acho horrível o biquini nesta idade, além de estarmos a sexualizar o que não existe.