6 de setembro de 2016

Um domingo sobre rodas


Este domingo fartámo-nos de pedalar e circular por aí.
Durante a manhã foi "soft" ainda viemos de carro para o parque com as tralhas na bagageira mas à tarde arriscámos pela primeira vez, sair de casa cada um com o seu veículo. O mais pequeno já anda muito bem de bicicleta, tão bem e tão rápido que agora anda sempre de capacete não vá acontecer um trambolhão mais forte. Ela também já voa na sua trotineta e como o pai também aderiu à moda eu ficava sempre apeada a olhar, não podia ser!
O problema é que para sairmos os quatro para mais longe, a minha bicicleta não cabe na bagageira porque é enorme e temo-nos limitado a que apenas as crianças tragam os seus veículos. Mas este domingo a coisa foi diferente. Por ser domingo, a nossa rua/bairro estão muito desertos e tentámos atravessar o bairro para chegar ao parque só para ver o comportamento deles em estrada. Antes de sair explicámos que para este passeio eles não podiam fugir (o Vasco adora andar fora da nossa vista e é um stress) e que o pai ía na frente e eu no fim e que eles tinham obrigatoriamente que ir entre nós sempre em fila e parar quando pedíssemos.
Saímos então um pouco receosos mas chegámos ao parque num instante e depois do parque eles não quiseram mais parar, seguimos viagem e assim de uma virada fizemos 6km com os miúdos no centro urbano de Aveiro e eles sempre a pedir "mais e mais". Foi um sucesso, as pessoas na rua também facilitaram as nossas passagens sobretudo nas passadeiras e muitos ficaram admirados por o Vasco, sendo tão pequenito, já andar nestas aventuras connosco. Felizmente a nossa cidade tem uma geografia muito favorável e passeios rebaixados em vários locais, para além de ciclovias claro, mas uma boa parte do nosso circuito foi feita na calçada pedindo sempre "com licença, com licença" o que é não é agradável para os peões mas com tantos carros na rua (domingo à tarde em cidade turística é dose) teve mesmo que ser...
Fomos e viemos, as crianças loucas com tanta liberdade, tanto vento na cara, conseguiram superar um desafio enorme e que nem nós estávamos à espera de tanto sucesso. Regressámos ao parque do costume e eles continuaram a pedalar, encontrámos os primos e amigos e foi vê-los a fazer corridas super felizes.
Isto agora não pode parar e teremos de arranjar sempre um tempinho para as nossas voltas familiares para que as crianças se habituem desde cedo às manhas do trânsito para que num futuro mais ou menos distante possam ser independentes quando forem para a escola ou outras atividades ;)

Sem comentários: