11 de julho de 2017

A festa dos Dinossauros


Perguntei ao meu filho:
— Riqueza, qual é o tema que gostarias para a tua festa? Ao que ele me respondeu que seriam Dinossauros. Eu feita mãe-galinha que está cada vez mais mole fui na conversa e após muita deliberação sobre ONDE havíamos de fazer a festa, acabámos por optar pelo mais simples e fazer tudo em casa.
Claro que o mais simples não é necessariamente o mais fácil mas ainda assim, esta nossa produção caseira saiu muito bem, modéstia à parte. O tema "dinossauros" foi genérico, não tivemos nenhum personagem de qualquer filme blockbuster, foi uma festa alusiva digamos assim e a criançada ficou super entusiasmada.
Começámos na véspera a preparar o lanche e deixámos para o dia da festa "apenas" os últimos detalhes. As crianças, dentro das suas limitações, ajudaram em várias tarefas, enrolaram brigadeiros, fizeram areias (os bicoitos), puseram a mesa e empenharam-se imenso em fazer os marcadores.


Os marcadores foi uma coisa de que me lembrei à última, cortei uns retângulos 12x7cm inventei uns nomes jurássicos que lembrassem alguns pratos do lanche e ensinei os miúdos a fazer manchas de aguarelas. Para este efeito bastou apenas que molhassem bem o papel de aguarela e depois com pouquíssima tinta tingiram a água de tons claros e escuros. O nome foi escrito antes e a aguarela pintou por cima. O efeito foi muito bonito, os miúdos adoraram e por eles ficavam ali a manhã toda a pintar marcadores :D



O bolo foi sem dúvida o centro da festa e até agora continuo surpreendida por termos conseguido fazer tal e qual o que tínhamos pensado. Fizemos um pão de ló de 10 ovos, usámos uma forma redonda sem buraco para a base (esta forma normalmente precisa de uns 6 ovos grandes para o bolo ficar médio-alto) e outra forma de pudim mais pequena e com buraco para fazer a chaminé do vulcão (cerca de 4 ovos). A mistura foi feita toda junta e depois separámos as massas e cozemos os bolos juntos, correu tudo bem! O bolo mais pequeno depois de desenformado abateu ligeiramente num dos lados, mas isso até deu um certo realismo à nossa montanha :D
Sobrepusemos os bolos com compota na junção e depois cobrimos tudo com uma ganache maravilhosa de chocolate amargo. Para simular a lava usámos petazetas vermelhas, mas não correu muito bem porque começaram a rebentar em contacto com a cobertura, mas não foi grave, os miúdos comeram também diretamente do pacote Hehehehehe!

Brigadeiros, aquele clássico que nunca falta nas nossas festas. Desta vez substituí o chocolate granulado por cacau o que fez com que as crianças comessem menos porque nem todas estão habituadas ao amargo, mas os adultos não foram da mesma opinião :D


Os doces da nossa cidade também nunca podem faltar, ovos moles e raivas desapareceram num instante!

Também fiz gelatina que supostamente devia ter ficado com a fruta no meio mas a minha falta de técnica impediu este efeito. A minha ideia era fazer um âmbar com fósseis de fruta, mas como podem ver não deu certo... :)

As meninas mais crescidas ajeitavam os marcadores, alinhavam as travessas, adoraram tudo.


Sugeri que fizéssemos mini-pizas e isto foi um mega-sucesso!!
Foi o meu marido e o irmão dele que estiveram à frente deste processo e correu muito bem. Fizeram um molho de tomate rico e apurado, cortaram a massa em pequenos círculos que depois forraram formas de empada. As mini-pizas também levaram fiambre de perú, mozzarella de bufala e depois de prontas finalizámos com folhas de manjericão. Isto é mega! Toda a gente adorou e vamos passar a fazê-las sempre :D


Os nossos convidados, inspirados pelo convite, aderiram em força ao tema e o menino aniversariante foi presenteado com vários exemplares do período jurássico :))



No fim de contas acho que toda a gente gostou imenso deste bocadinho, os miúdos acabaram todos a jantar cá em casa, houve ballet, houve música, houve correria, gritaria, choradeira, mas sobretudo um convívio super bom e que temos a certeza que fez valer a pena todo o cansaço de organizar este simples lanchinho.
A todos que nos ajudaram e que estiveram connosco o nosso maior obrigado!

Sem comentários: