18 de julho de 2017

Curso de natação intensivo - Gostamos disto!!

ilustração da Ana Seixas para a Magazine Georges

Quando as aulas acabaram começou uma coisa chamada férias, tempo de lazer e ócio, tempo de desligar o despertador até setembro e viver ao sabor do vento. Era bom que assim fosse, mas não nesta casa. Embora achássemos que os meninos merecessem uma folga, achámos por bem manter o ritmo alucinante mas com outras atividades.
O mais novo manteve-se na escola, portanto aqui tudo na mesma, mas a mais velha foi direitinha para o campo de férias. A par disso ainda teve de praticar ballet para o exame anual portanto os horários estavam minimamente iguais em termos de ritmo e exigência.
Entretanto em conversa com uma amiga soube que havia piscinas que faziam cursos intensivos de natação para quem não percebesse nada dessa prática, ou para quem quisesse aperfeiçoar a técnica. É que eu nem pestanejei! Fiz alguns telefonemas e assim que pude inscrevi os garotos em 12 aulas de natação durante 3 semanas. As aulas foram todas seguidas de modo a que os resultados fossem o mais progressivos possível e logo nas primeiras vezes comecei a notar um grande avanço no mais novo. Mais uma vez as crianças são peritas em surpreender-nos e se eu achava que era a irmã que ía dominar a piscina, a verdade é que o pequeno é que começou a dar sinais de sucesso mais depressa.

Ele está a evoluir muito bem, já está muito à vontade debaixo de água, está quase a boiar sozinho e já salta sem medo para dentro da piscina. Por outro lado, a irmã mostrou um bloqueio enorme em molhar a cara. Desde bebé que faz uma resistência imensa, faz-lhe impressão, chora no banho e também chorou na piscina. Durante muitas aulas foi incapaz de submergir a cabeça o que atrasou imenso o processo do curso, no entanto, ONTEM deu-se um milagre - finalmente conseguiu passar por debaixo do arco molhando a cabeça toda. Foi uma festa!!! A verdade é que aos poucos foi-se habituando e para isso as técnicas super discretas e eficazes dos professores tiveram uma importância espetacular. Eu tenho assistido a todas as aulas e fico fascinada a ver tanto os meus filhos como outras crianças muito pequenas a movimentarem-se dentro de água. A aula de hoje correu muito bem, ela estava tão, mas tão entusiasmada, relaxou imenso, conseguiu boiar sem parecer um espeto, e "mergulhou" variadíssimas vezes. Embora ainda lhe faça alguma impressão nos olhos, a partir de agora tenho a certeza de que irá aproveitar muito mais do curso, mesmo que já tenha ultrapassado metade das aulas...

Embora eu achasse que seria difícil eles saírem do curso intensivo a nadar perfeitamente, a verdade é que só o facto de encararem a água com maior à-vontade já me deixou bastante mais tranquila. As duas vezes que tentámos que eles praticassem natação foram um fiasco e finalmente este curso veio reverter este cenário. Já está decido que em setembro vão continuar, agora de forma semanal e não intensiva para aprenderem direitinho todas as modalidades e sossegar toda a nossa família que há vários anos nos vem chateando a cabeça pelo facto "de os meninos não saberem nadar"; situação resolvida!

Resumindo e concluindo, eu cá fiquei fã do curso intensivo, se poderia ser mais incisivo, podia, se podia ser mais individualizado também podia, no entanto, para o nosso caso serviu para quebrar o enguiço e isso já foi significativo. Re-co-men-do!

2 comentários:

Susana Neves disse...

Querida Sofi, dás-me o contacto?

Merci

**SOFIA** disse...

Galitos!! ;)