1 de fevereiro de 2018

Leituras de Janeiro - correu bem!



Entre muitos afazeres e poucas oportunidades para escrever aqui no blog, tive alguns momentos de leitura durante o mês de janeiro.

Finalmente terminei o livro Levantado do Chão de José Saramago, já escrevi sobre este tema umas duas vezes mas agora que o finalizei posso realmente dizer que é mais um título a estar entre os melhores do nosso Nobel. Embora a trama ande ali um pouco às voltas do mesmo, o que me desinteressou durante um tempo, a verdade é que a escrita é sempre muito, muito boa. A descrição da morte, dos casamentos, da pobreza, das desigualdades sociais está perfeita e volto a dizer que não há escritor com esta sensibilidade de escolha de palavras. É um livro sobre uma família, a Mau-Tempo, que desde o início do séc XX até ao 25 de abril vai  lutando num dia-a-dia de pobreza e esforço físico em que o Alentejo é o cenário. Gostei bastante e recomendo!

A seguir li o livro A Gorda, da Isabela Figueiredo. O que dizer? Eu estava com muitas expectativas porque tinha lido algumas críticas muito positivas e entusiasmadas sobre esta história, mas a verdade é que me deixou assim um pouco querer mais. Achei a personagem sempre muito arrogante e achei que o facto de ser gorda nem sempre terá sido bem explorada, nem a operação que entretanto realiza para combater o apetite. Mas o livro não está mal escrito, pelo contrário, há passagens bastante boas e que prendem, sobretudo à medida que o livro se aproxima do fim. Gostei mas não me convenceu.

Por fim li o Fim, da Fernanda Torres. Vi a referência a este livro na Pipoca Mais Doce e fiquei logo com vontade de o comprar porque sou muito fã da Fernanda Torres desde Os Normais, que eu adorava! O livro é muito bom, conta a história de 5 amigos (homens) desde a juventude nas décadas de 60-70-80 e que chegados aos anos 2000 já na velhice, começam a fazer uma retrospectiva de tudo o que fizeram. O livro está em português do Brasil, creio que não há adaptação do texto na edição que eu comprei o que para algumas pessoas poderá ser um problema, a mim não me aborrece. Quem não está muito por dentro da cultura brasileira e carioca pode por vezes ficar perdido em algumas expressões e até lugares, mas quem viu muita novela da Globo já tem meio caminho andado para se contextualizar. Muito bem escrito, linguagem masculina muito bem recriada, as festas, o mulherio, bacanais, calor, praia, cerveja, tem tudo aqui neste livro. Gostei muito!!



Agora vamos ver o que consigo ler em fevereiro :D

1 comentário:

Susana Neves disse...

Puxa, 3 livros em Janeiro?! Isso é que foi ler. Eu estou ansiosa por terminar o que tenho em mãos. Depois partilho :) bj