11 de novembro de 2009

Palavra do dia: Firmeza

Ontem mais um episódio no capítulo da novela A Amamentação.
Por algum motivo transcendente à minha compreensão a nossa baby_Leo achou que devia fazer greve ao peito esquerdo. Ela já andava há uns dois dias a fazer a coisa de forma discreta mas ontem passou-se e eu ia-me passando também. Já eu andava de peito cheio quando a menina, cheia de fome, se recusava até de chegar perto do dito. Eu usei algumas estratégias para a enganar, mas o resultado era sempre muito choro, baba e ranho com espernear à mistura, e a rapariga nada de mamar. Isto durante o fim da tarde.
Às 22:00 eu lá consegui que ela mamasse cerca de 1 minuto do lado esquerdo e então como ela mantinha a atitude de "ai que me estão a espetar um ferro em brasa na coxa", peguei nela, muito controlada :), levei-a para o quarto, troquei-lhe a fralda e disse-lhe muito seriamente que era a última vez que aquilo se ia passar. Claro que ela tem quase 3 meses e não percebeu uma única palavra, mas ela viu que eu não me ria e coincidentemente ou não, ficou séria a olhar para mim. Foi o primeiro episódio de birra, claro que não será o último, resultou disto eu ter posto a criança a dormir exausta e com um mínimo de leite no estômago.
Quando voltei para a sala vinha um pouco receosa da minha atitude e fui consultar algumas fontes.
Primeiro liguei para o SOS Amamentação e disseram-me que isto às vezes acontece e é passageiro e que podia ser causado por dores de ouvido ou outra patologia, ou então era mesmo uma ideia marada que passou pela cabeça do bebé, tal como uma greve. Depois estive a ler algumas passagens do livro que se segue, "Educar os Filhos" de Aldo Naouri.


O autor é um pediatra já com muitíssima experiência e defende umas teorias que pelos vistos andam a causar polémica no mundo actual. Li e senti-me ligeiramente mais confiante e acho que é um bom livro a ter em casa!
Durante a madrugada a coisa resolveu-se, ela acordou pelas 05:30 cheia de fome e tal como me disseram no SOS Amamentação coloquei-a no peito rejeitado. Ficou tudo na paz do Senhor, ela de barriga cheia e eu de peitos vazios, foi lindo. Espero sinceramente que isto não se repita!!! pelo menos não tão cedo...

6 comentários:

Anónimo disse...

a Helena faz a mesma cena mas com o direito.... esquesitices... esperneia e vira-se para o outro lado... cheguei a pensar que fosse por lhe doer alguma coisa quando ficava naquela posição...mas acontece quando não tem muita fome...é só mesmo porque lhe apetece... mas depois acontece como dizes... lá tem de ser naquele e mai nada lol
sobre esse pediatra já tinha lido uns artigos dele aqui na net há uns tempos ;) e parece-me muito bem também :)
estas meninas andam a aprender manhas é o que é :D

helena disse...

ola filhinha nao te preocupes ,qdo a fomita apertar ela mama desse seio. Beijinhos.

miriam disse...

:D acontece o mesmo com o jaime... mas do direito! o pior é que não passou e isto arrasta-se há 2 ou 3 meses. mama desse peito mas sempre a despachar para ir para o outro e o certo é que o esquerdo já enche sempre mais do que o direito. o truque que usei, e resultou, durante duas semanas foi metê-lo a mamar no direito como se estivesse a mamar no esquerdo, assim meio de baixo do braço. quando ele percebeu que o estava a enganar começou a não mamar também dessa forma. o que faço, agora, é orientar-me para que na primeira mamada da manhã, passadas as suas 8 horinhas de sono, ele mame do peito direito e como está esfomeado a coisa lá funciona... mas durante o dia é sempre filme :s
rais parta estes garotos com mau feitio!! :D

Ana disse...

Creio q vou ser como tu. Birras? há q atacar logo de inicio (ou talvez não.... tenho tanta teoria eu).
Vou anotar o nome do livro/autor e na minha proxima visita àFNAC, vou dar uma espreitadela.
Sabes.... a minha Mariana ainda n nasceu mas.... tem imenso cabelo. Lembrei-me logo da tua filhota ;)
Bjinhos

ines disse...

É isso mesmo, firmeza!
O tio Tiago põe a mão no fogo pelo Sotôr Aldo, assim que lhe contei o episódio, disse-me com um ar profundo: "A alimentação é a primeira luta pelo poder. A Sofia continua a ser o macho Alfa entre as duas!"

Unknown disse...

Olá, o meu Martim também faz greve do esquerdo. Hoje fomos à consulta dos 6 meses e a Pediatra disse que tinha alguma dor no ouvido. Agora que li o teu post, relacionei. Talvez seja isso.Não descartes essa possibilidade também.

Beijinhos