7 de outubro de 2010

Aldeia da Mata Pequena

Como disse anteriormente, farei uma breve abordagem aos sítios onde estivemos no último fim-de-semana. Alojámo-nos na Aldeia da Mata Pequena, em Mafra, e gostámos imenso. Trata-se de um conjunto de pequenas casas de lavradores, esmeradamente recuperadas com objectos e técnicas de contrução de época e região. Materiais como o lava-loiças e lavatório de casa-de-banho são notórios os vestígios do tempo e do imenso uso que outrora tiveram. Não há room-service, não há aquecimento central, microondas, não há multibanco, recepção, nem internet, mas há uma autenticidade que paga tudo o que existe hoje em dia e que nos é tão familiar. Uma das coisas de que mais gostámos foi do ritual do pão quente. Todas as noites, ao deitar, pendurávamos o taleigo à porta para que de manhã este fosse preenchido com um fantástico pão caseiro e quente feito na aldeia. MA-RA-VI-LHA!!!! Tem uma cozinha com equipamento básico - frigorífico, dois discos eléctricos, caixote de lixo com separadores, alguns tachos e temperos essenciais (sal, pimenta, azeite, vinagre).
Deixo-vos algumas fotografias que ilustram a atmosfera da nossa casinha, podem procurar mais informações aqui e aqui. Ficámos na Casa do Feno, disseram-nos as "más-línguas" que era a que tinha sido recuperada há menos tempo e que tinha a vista mais espetacular. Podemos confirmar ;)













A nossa Leonor, tem apenas um ano, mas julgo que este é o sítio ideal para crianças maiorzinhas que tenham maior percepção de onde estão. É bom que saibam que houve e há realidades muito diferentes e perfeitamente adaptáveis às rotinas de cada um de nós.

2 comentários:

cibele barreto disse...

Bom, este post é mesmo curioso. Há muuito tempo que tenho vontade de conhecer este lugar. Sou fã do site wonderfulland e esta aldeia faz parte de uma pequena lista de lugares que quero ir. Um dos motivos é justamente por ser um lugar genuíno, rústico e com uma envolvente fantástica. É mesmo um lugar para curtir a casinha, a aldeia e a paisagem, longe da confusão da cidade. Que bom que essa minha expectativa não será frustrante... Obrigada por partilhar! Beijinhos

**SOFIA** disse...

fico contente por teres gostado cibele, acredita que quando o escrevi lembrei-me de ti e do que tinhas dito há dias no fb.
;)

eles vão fazer um magusto mega-animado!!! depois digo-te.