8 de outubro de 2010

Sintra

Oh bela Sintra, adjectivos são poucos para dizer o que toda a gente já sabe.
Indo com um bebé, mais toda a tralha, fica quase tudo por ver, no entanto dá para interiorizar um pouco da atmosfera romântico-bucólico-decadente da vila, quiçá mais linda de Portugal. Ele é palácios, jardins, esculturas, lojas de encantar, muito sobe e desce radical por vielas estreitas e cheias de obstáculos divertidos.
Depois de um breve passeio de carrinho de bebé, almoçámos e tomámos a decisão que prosseguiríamos a visita com o sling, foi bem mais rápido e proveitoso, embora igualmente cansativo.







De todos os monumentos que poderíamos visitar, escolhemos o Palácio da Pena. Deixámos o nosso carro no parque e subimos de comboiozinho até lá acima (2€ cada bilhete de ida e volta). No palácio desembolçámos 12 euros por adulto para ver o interior do palácio, a colecção e as vistas; não é permitido tirar fotografias ao interior PENAAAAA, fiquei chateada mas era previsível. Perguntei a uma vigilante se havia na loja um livro/catálogo da exposição e foi-me assegurado que havia. Fiquei descansada, se não podia fotografar, comprava o dito. O palácio estava cheio de gente, muito bom!, pessoas ordeiras e interessadas, ninguém a falar alto, muito bom! Para além dos imensos objectos pudemos também apreciar o avançado estado de degradação do palácio - INADMISSÍVEL para uma vila Património Mundial da UNESCO!!! Muita rachadela, tintas desbotadas, demasiada humidade nas paredes viradas a norte, certamente estes detalhes também não ficam bem nas fotografias dos visitantes...
Terminada a visita fomos directos à loja procurar o catálogo. Confesso que fiquei decepcionada - cerca de 30 páginas de uma brochura A5 com meia dúzia de fotografias minúsculas!!!! Esta gente não sabe vender o que tem. Ou seja, ou temos memória fotográfica e fixamos cada detalhe extraordinário dos objectos ou então, adeus viola!
Mas pronto, é tudo lindo, romântico e vamos voltar para ver a Regaleira, Monserrate, o Castelo dos Mouros e tudo e tudo.

3 comentários:

carotte disse...

Tanto o Palácio como a sua envolvente são lindos.

Anónimo disse...

lembro-me que a primeira vez que visitei o palácio desenhei muita coisa do interior no meu moleskine ;) precisamente por não poder tirar fotos.
...e a Regaleira é demais :D
ah e o convento dos capuchos ;)
mas mesmo sem babes e sua tralha demora-se muito tempo ate se ver tudo em Sintra :D

Anónimo disse...

ahhh e um dos esboços que fiz foi precisamente esta vista da foto ;)