5 de março de 2012

Receitas da Mamãe - Pudim Flan


O Pudim Flan, ou Pudim de Ovos, é muito simples de fazer e tudo começa com o volume que ocupam 5 ovos inteiros numa chávena. Essa será a medida padrão, o nível onde batem os ovos. Sendo assim os ingredientes são:

- o mesmo nível de leite gordo ou meio gordo à temperatura ambiente
- o mesmo nível de açúcar

Verti todos os ingredientes num copo misturador e misturei com a batedeira por breves instantes.

É só isto.


Agora vêm as partes mais cautelosas da receita. Eu fiz o caramelo, não gosto de caramelos industriais, sendo assim, verti 3 colheres de sopa de açúcar para a forma (pequena de buraco) juntei um pouco de água e pus ao calor (lume ou placa) até ficar dourado/castanho. Tentei cobrir o melhor que consegui as laterais da forma e após estar satisfeita deixei o caramelo arrefecer um pouco (pode-se arrefecer a forma colocando-a à torneira fria - evitar contacto com o interior!).

Quando o caramelo estiver rijo, verter a mistura líquida na forma.

Forno pré-aquecido a 180º, tabuleiro num nível baixo com Banho Maria. 45 minutos de cozedura, mas atenção!!!! quando começarem a ver o topo do pudim a ficar dourado/castanho (aconteceu-me a 10min do fim) baixem a temperatura para 150º. No fim do tempo espetem um palito, se o palito sair com resíduos sólidos está cozido, se sair limpo a mistura ainda está líquida. Podem sentir com o dedo, se vos parecer mole/líquido deixem mais uns dois ou três minutos. Esta parte é crucial e não devem distrair-se!!!

Retirar do forno e deixar arrefecer cá fora e depois frigorífico com ele durante umas boas horas. Eu fiz à hora do jantar e ficou a refrigerar durante toda a noite. O resultado deve ser um pudim dourado por fora e liso por dentro, se aparecerem umas crateras é porque cozeu demasiado, se ficar raiado de castanho é porque o caramelo não estava muito rijo e infiltrou-se na mistura mas não é grave, eu até gosto :)


Dicas:
- aquecer o forno a 180º com o banho maria num nível de altura baixo (o meu forno tem 5 níveis pus o tabuleiro no nível 2 - ver instruções do forno)
- fazer o caramelo para arrefecer
- fazer a mistura
- se usarem uma forma anti-aderente é provável que os tempos de cozedura sejam menores, já testámos e não correu nada bem... mamãe usa uma forma de alumínio e eu comprei uma de propósito para esta experiência.


Para "o meu primeiro pudim" não me saí mal, dei-o a provar a um júri altamente qualificado (à mamãe!) e o interior podia ter ficado mais lisinho e o caramelo mais escuro, mas de um modo geral ficou muito bom!

9 comentários:

Marta disse...

Pois que me parece perfeito!
Estás expert em doçaria.

Marta disse...

Adorei também as fotos! :D

lena disse...

Muitissimo bem feito e no ponto.Parabens filha.

Unknown disse...

Bem, ficou com super bom aspecto, deve estar delicioso!

triss disse...

Parece mentira mas andei esta semana toda a pesquisar receitas de pudim flan na net e nenhuma me satisfazia... até ter visto esta! E eu como adoro pudim flan, vou fazer, obrigada:-)

**SOFIA** disse...

fico à espera que façam esta ou outra receita e que me dêem o feedback de como vos saiu!

obrigada***

triss disse...

Sofia, o pudim flan ficou maravilhoso, no entanto tive de fazer com caramelo industrial :-( não consegui fazer o caramelo, solidificou das 3 vezes que tentei fazer, não percebo o que fiz de mal...

**SOFIA** disse...

olá Triss!! fico felicíssima ao saber que lhe calhou bem!
quanto ao caramelo não percebo o que lhe aconteceu, é suposto o caramelo ficar rijo, numa espécie de película que recobre o interior da forma. o açúcar fica cristalizado, mesmo durinho, parece um rebuçado! quanto melhor espalhar na forma (em quente) melhor.
veja a fotografia acima!

deixo-lhe um vídeo que a pode ajudar!
http://www.youtube.com/watch?v=ZZbYVTOoO30

no entanto, parabéns!!!

triss disse...

Obrigada pelo vídeo vou ver :-)