12 de abril de 2012

Quando o Estado é paternalista

" O ministro da Saúde anunciou esta quarta-feira que o Governo vai avançar com a “restrição de fumar em ambientes fechados de modo mais abrangente, incluindo a proibição de fumar em veículos de transporte fechados quando transportem crianças”."
aqui.

(Imagino que se refiram também aos automóveis pessoais/familiares...)

Sinceramente... acho isto impraticável, os senhores fiscais vão andar de esquina em esquina a policiar os paizinhos infratores, é isso? Eu se fosse viciadinha não sujeitaria os meus filhos aos meus caprichos de fumadora, mas há muita gente que pelos vistos ignora tal facto e por isso o Estado veste a figura de Pai-Responsável-de-Todos e vem mandar nos nossos domínios, mais um bocadinho. Que nem o Big Brother!

3 comentários:

batata-frita-mãe disse...

Mas já não era proíbido fumar em veículos de transporte fechados? Baralhei.

Marta disse...

Eu também acho que o estado não devia intervir nisto, mas de facto parece-me ser necessário.
Quando os pais não cumprem bem as suas funções, o estado intervém, institucionaliza as crianças, esta parece-me uma medida intermédia.
Infelizmente há muitos pais inconscientes e sem respeito pelos filhos no que respeita ao fumo.

batata-frita-mãe disse...

Já li sobre o assunto.
A bem da verdade, há muitos pais que continuam a fazer isto com os filhos ao pé. É triste, mas é verídico.
Não acho assim uma medida tão descabida.