31 de janeiro de 2013

o passa-fome


Ontem ocorreu-me uma coisa, uma recomendação dada pelo pediatra da mais velha, há 3 anos atrás: "dá-lhe a papa à tarde que é quando o teu leite é mais fraco". Disse-nos isto aos 4 meses da mais velha, nas vésperas de eu regressar ao trabalho e nós acatámos sem questionar. Passadas 3 semanas a rapariga, que apenas comia papa e mamava todo o resto do dia, começou a dormir "a noite toda".
Com o mais novo, iniciámos pela sopa aos 5 meses, ao almoço e passadas duas semanas papa ao jantar. Tomámos esta decisão porque já eram duas refeições de colher e certamente com a barriga cheia de papa junto à hora de deitar, ele iria dormir mais horas. Nada feito. Está quase com 7 meses e deita-se pelas 21:00 e mama, acorda à 01:00, às 5:00 e às 9:00 está pronto para comer novamente - não se aguenta!!
Ontem tivemos uma tarde épica! Após o lanche foi sempre a chorar até comer a papa ao jantar, não dormia, não ficava no chão, não ficava no colo, toca a deitar novamente, torna a ir para a sala e eu a entrar novamente em parafuso.

Hoje tomei a decisão de lhe trocar novamente as voltas, almoçou uma sopa e dormiu uns fabulosos 50 minutos. Fomos sair um bocado, apanhar sol e tratar de assuntos burocráticos, e de seguida lanchou papa, sentei-o no chão e o garoto começa a ficar com sono!!! Deitei-o e em menos de nada dormia - MILAGRE!!!!! Acordou passado uma meia hora, não mais, todo contente e bem disposto, brincou com a mana, e depois foi leite ao jantar e mais outro bocado ao deitar. Nunca mais chorou e estou aqui pasmada da minha vidinha!

Andou o cachopo a passar fome, será?!? Terá isto sido pura coincidência? Estou ansiosa para ver como serão os próximos dias e quiçá noites!


12 comentários:

carla disse...

bem, ar de quem andou a passar fome nao é coisa que ele tenha ;-)

Marta disse...

Tu olhas para o teu filho e achas que ele passou fome? Já o viste bem? :D
Mas pode ter ficado mais satisfeito com a papinha, podes ter razão.
É manter a rotina. Espero que tenhas "descoberto a pólvora" do sono desse menino ;)

sof* disse...

pois é pelo facto dele ser um gordalhufo que eu não punha em causa ele andar a "passar mal".
tadito :D

Anónimo disse...

mas que bem sentadinho!vais tu vendo o que melhor sera p ele e pronto...
lena

sofia costa disse...

Que coisa mais linda!!!!!! Tão grande e gorducho... De facto não tem ar nenhum de quem andou a passar fome :)
mas pode se facto esse ritmo deixar a barriguinha dele mas confortável! Esperemos que sim!

Natasha disse...

O Pedro já há quase um mês (faz amanhã 7) que almoça sopa c/carne + fruta, lancha papa ou iogurte e janta sopa de legumes + fruta. Bebe leite de manhã e à noitinha (por volta da meia noite) e quase sempre, já dorme a noite toda :)

**SOFIA** disse...

Fogo que sorte!!!
Lá havemos de chegar ;)

batata-frita-mãe disse...

Ai mulher, fico sempre surpreendida em como ele se parece tanto com a irmã, só que em versão buda :D
Ele tem um ar muito bem nutrido pá.

Tica disse...

como te disse a minha antes de deitar marcha com um biberão de leite (uma caneca), mesmo jantando bem... e até há bem pouco tempo pelas 4h da manhã ia outro biberão... e é pequenina :d é uma mistura de vício e fome... mas são os ritmos deles.

Unknown disse...

Esse miúdo é de alimento, o que se há de fazer. Quando comecei a dar sopa e papa ao Martim, passou a mamar só de manhã e antes de dormir à noite. Ao lanche, era papa ou iogurte (a partir do momento em que pôde).
Já a minha irmã se queixa do mesmo do 2º (é mais novo que o Vasco 1 mês).
Ainda dizem que os segundos se criam "quase sozinhos". ahah.
Beijinhos

Anónimo disse...

O Dr. E. também me disse a mesma coisa ;)
Vasco comilão :D e fofo

a mulher de trinta anos disse...

Não dando ares de fome podia ficar menos satisfeito. A minha bebé passou para a papa à tarde quando começou a sopa, às vezes até me parecia demasiada comida, mas era adequado para ela. Eles lá têm o seu metabolismo muito próprio:)