27 de agosto de 2014

momentos do Minho

Estivemos uns dias no Minho, com os avós, demos umas voltas, tínhamos alguns planos mas um ou outro ficaram adiados para outras férias. Por estarmos muito próximos de Viana do Castelo, fomos até lá algumas vezes, mas também fomos a Braga, cidade que eu ainda não conhecia à excepção do Bom Jesus.

Mesmo não sendo frequentadores de missas e afins, ocasionalmente visitamos igrejas para as mostrar às crianças, elas fazem perguntas, acham determinados pormenores curiosos e gostam sempre de percorrer os espaços com algum alarido à mistura.

Ela ficou intrigada com as velas elétricas...

O santuário de Santa Luzia conquistou pelas luzes coloridas dos vitrais. 

A cidade de Viana é muito gira, em cada ruela vemos pormenores que nos fazem parar um bocadinho, nem que seja para ver a diferença entre os canários.

Para fugir à rotina do dia-a-dia, gostamos muito de sair à noite com as crianças. Apesar destas saídas terem muitas vezes consequências dramáticas (muuuuitas birras a todas as horas) a alegria de os ver desfrutar da cidade iluminada vale bem a pena.



E fomos até Braga, primeiro ao cimo do Bom Jesus, depois até à cidade cá em baixo. Eu gostei bastante, o centro pareceu-me bem arranjado, tinha edifícios bonitos, alguns abandonados claro, mas também bastantes recuperados, o que é sempre bom; vimos muitas esplanadas e ruas cheias de gente, praças e parques infantis concorridos, tudo coisas que assim à primeira tornam a cidade muito apelativa para viver!



Aproveitámos o balanço e até andámos no comboio turístico, onde ela meteu conversa com uma rapariga que andou um bocadinho connosco à guna ;)

E voltámos a Viana e tudo foi à volta da romaria. Ele eram os trajes...

... a música 

... o cortejo... 

... a multidão. 

Muita excitação. 

A marcação à senhora das pipocas e do algodão doce. Sem sucesso às 22:30. 

Elas muito atentas a ver o espetáculo de rancho. 



No dia seguinte regressámos à cidade apenas os 3, aproveitámos a sesta dele e fomos calmamente lanchar a um café novinho em folha, cheio de coisas boas mas boas. Ela adorou e nós também! Para mais informações vejam em Casinha Boutique Café.




Algumas ruas mais adiante, parámos na Objectos Misturados para trazer algo especial connosco. A loja é uma perdição, cheia de livros, brinquedos, acessórios e peças de autor, enfim... fomos lá duas vezes e não conseguimos sair de mãos vazias!

Os bichos da Marlene junto daquele prato que eu cobiço quase todos os dias...

***

E assim foram as férias, curtas mas cheias de coisas boas, como sempre. Os miúdos divertiram-se imenso, viram coisas novas, andaram entre o super excitado e o super irritante, mas também isso faz parte.

3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei! Bonitas fotos como sempre.
Lena

cibele barreto disse...

Ai Portugal, que saudades!!
Lindas fotos Sofia, adorei. Cada cantinho especial. Fantástico! Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Sofia,
Muito obrigada pela simpatia e partilha.
Adoramos toda a "reportagem" :)
Um grande beijinho e até sempre.
Susana
(Objectos Misturados)