22 de setembro de 2015

ele e a escola nova

Há quase um mês que ele frequenta a escola nova, está numa sala 3-5 como cada vez mais se vê por aí. Confesso que não é o meu estilo preferido, embora perceba a lógica de os mais pequenos evoluírem com os mais crescidos e os mais crescidos serem "tutores" dos mais novos, não vejo assim tanta necessidade desta troca de intenções nas crianças. Sou adepta do "tudo a seu tempo", onde as crianças são agrupadas com outras da mesma idade; para puxar por elas já bem basta as que têm irmãos ou primos mais velhos, que lhes desbravam caminhos a toda a hora. Ainda assim, não poderia estar mais tranquila com esta nova fase, embora ele faça sempre a sua cena triste na hora da despedida, nós bem sabemos que aquilo passa-lhe ainda não dobrámos a esquina da rua e que o dia corre muito bem, que ele brinca e come imenso. Vemos que já se afeiçoou à educadora e à auxiliar (esta já a conhecíamos porque já esteve com ele na escola antiga, que sorte!!), já começa a falar num ou noutro miúdo da sala, conta como foi o dia e pergunta se o vamos buscar ao lanche ou depois, se vai só a mãe ou se o pai também vem, entre outras coisas curiosas. Única pena é o facto dele se recusar terminantemente a fazer a sesta, faz uma choradeira que não se aguenta e ninguém merece tal castigo. Sendo assim, dorme ao fim-de-semana e mesmo assim, só se for em casa ou no carro, pois caso contrário, nem pensar pois dormir é perder tempo!

Ambos os meus filhos mudaram de escola aos 3 anos, em ambas as situações estive bastante angustiada e pouco certa das nossas escolhas, mas o facto é que no final o saldo foi sempre positivo, o que me leva a crer que mudar de escola/ambiente nesta faixa etária até pode ser algo muito bom porque já conseguimos conversar com a criança e fazê-la perceber que vai correr tudo bem e o elo de confiança entre os pais e filhos aumenta seguramente. Claro que se tudo corre bem e as alternativas não são melhores, mais vale deixar a coisa como está...

Tal como fizemos com a irmã, aos três anos, vamos inscrevê-lo na natação. Aguardamos o parecer da escola e acreditamos que vai ser muito bom. Há umas semanas o pai foi com ele à piscina do ginásio e a experiência foi extraordinária, foi de tal forma boa que o rapaz só falava nisso e todos os dias insistia para voltarem à água para dar saltos!! Esperemos é que ao contrário da irmã, que a natação corra sempre bem e que à parte das constipações próprias e expectáveis, não tenhamos de passar por nenhum (mini)trauma relacionado com isso e que dite um fim da atividade com os colegas.

O melhor do meu dia é ir buscá-lo, especialmente se levo a mana, quando nos vê fica louco, corre na nossa direção deixa de ver, de ouvir, voa o chapéu e só nos quer abraçar. Um querido bruto.

3 comentários:

Susana Neves disse...

Eles têm uma capacidade de adaptação espectacular. E nós temos o coração mole. Mesmo sabendo que estão a fazer fita, e se calam assim que nos afastamos, vimos sempre de coração apertado. E o reencontro? Uma maravilha.
Boa sorte para o pequeno. A experiência na sala nova vai ser boa (eu acabei por ficar fã dessa partilha entre grandes e pequenos).

Um beijinho

Catarina disse...

Não passei por essa fase de mudança de escola aos 3 porque a Laura não andou na creche, mas também me parece que é uma boa idade pelo que vi na atitude dela que foi toda contente e decidida e se portou como uma crescida :).
No caso dela acabei por conseguir que entrasse para o jardim de infância em setembro mesmo não tendo ainda os 3 anos, foi sorte porque havia vaga, porque não estava a contar que entrasse. Tinha 2 anos e 7 meses, era a mais nova da escola e correu sempre muito bem. Bem, tudo menos a parte das sestas...habituada que estava a dormir sozinha, com toda a paz e silencio que o quarto dela lhe proporcionavam, acabou por ter bastante dificuldade em sossegar e dormir numa sala com tantos miúdos... Foram mais as vezes que não dormiu do que as que dormiu durante o ano lectivo, e mesmo quando dormiu foi sempre pouco tempo, quando em casa fazia sestas de 3 horas.
Este ano mudou de sala e pensei que lhe iam tirar a sesta, porque são miúdos de 4 anos e sabia que nessa sala já não dormiam, mas como entraram alguns novos que ainda têm 3 anos acabaram por pegar nesse grupinho e levam-nos para dormir na sala dos mais pequenos. Conclusão, vai ter a oportunidade de dormir a sesta mais um ano lectivo, mas confesso que não sei se vão ter paciência para ela até ao final do ano... Desde que começou a escola que só dormiu 2 vezes e a educadora já me disse que não se cala na conversa com outros colegas e acabam por prejudicar o descanso dos mais pequenos... vamos ver como corre. Não estava nos meus planos que deixasse as sestas já. Tem 3 anos e meio e notámos que ainda precisa delas, até porque nas férias dormiu sempre e aos fins de semana também dorme bem, melhor até que há uns tempos atrás que já resistia bastante.
Agora quando li o teu testemunho fiquei mais descansada. Pensava que o teu ainda dormia bem à tarde, mas já estou a ver que nesta fase eles querem é resistir ao sono e aproveitar o tempo todo para brincar!
Por aqui vamos deixar rolar e ver como corre. Noto que chega a casa muito mais casada e acaba por fazer mais birras, mas vamos deita-la mais cedo e tentar que durma ao fim de semana para compensar.
Nunca podemos criar muitas expectativas nem fazer muitos planos que eles trocam-nos as voltas :).

sof* disse...

obrigada pelos vossos comentários***

bjs