25 de setembro de 2015

Sobrevivemos à primeira semana de aulas!!!

Esta semana foi um pouco caótica.
Sabíamos que já podíamos (devíamos) estar numa rotina de horários mais convencionais há mais tempo e agora estamos a "pagá-las". Aos miúdos tem sido um pouco difícil arrancá-los da cama antes das oito da manhã, temos de insistir para tudo, levantar, comer, vestir, sair TUDOOOO. Para além de repetirmos as instruções várias vezes, ainda temos de lidar com birras monstras da criança mais nova, que anda com um déficit de sono que dá dó. A falta da sesta tem sido um verdadeiro problema e confesso que a paciência tem-se esgotado com alguma rapidez por estas bandas. Há choro de manhã porque não dormiu bem de noite à conta de tosses e ranhos. Há choro ao fim do dia porque já andou com a neura todo o dia e com a falta de descanso acumulado o ambiente cá em casa é assim a modos que tenso... julgo que qualquer dia tenho cá os vizinhos à porta a saber o que andamos a fazer ao rapaz porque "o menino só chora".

Ela, muito a medo, a apalpar terreno, tem ficado cada vez melhor na escola, começou muito tímida e agora já tem pelo menos quatro meninas com quem costuma partilhar os intervalos. Ainda assim por vezes diz que brinca apenas com uma menina, que é ela própria... Come muito pouco, o lanche que lhe mando e que é sempre fruta, vem quase todo de volta, na cantina é tudo um mistério mas achamos que qualquer coisa ela há-de comer. Embora nos preocupe muito esta questão dela comer pessimamente, não vamos dramatizar, nem forçar, nem policiar; teremos sempre de lhe fazer ver que o pior será sempre para ela e que terá de assumir as consequências de não comer. Acho que com o tempo a coisa vai melhorar.

Soubemos que os miúdos serão alfabetizados de acordo com o Método das 28 Palavras, coisa que eu desconhecia por completo mas após uma breve abordagem da professora e em conversa com amigas minhas (também elas professoras primárias), pareceu-me bem e acredito que seja adequado às crianças de hoje em dia, muitas já praticamente a saber ler vindas do jardim de infância. Trabalhos de casa ainda não tivemos, apenas um desenho para contornar durante o fim-de-semana, pareceu-me excelente!

E é isto, vamos melhorar a questão dos horários que é sem dúvida a chave de todo o problema. Deitar o mais cedo possível para provocar um acordar espontâneo que seja igualmente cedo. Depois é conseguir coordenar os horários de aulas e atividades, trabalho e jardim de infância, creio que esta trapalhada está resolvida e a nossa rotina fica espetacular!

2 comentários:

Catarina disse...

Por aqui também ainda andamos a tentar adaptar os nossos horários e rotinas à realidade sem sesta. Ela até tem tido hipótese de dormir, mesmo que pouco tempo, mas era o dormias...
Depois em casa são birras, choro e gritaria por tudo e por nada. Mas sinto que a coisa se está a encarreirar :).
Mas o que te queria mesmo dizer é que gostei de saber que ainda há por aí quem ensine com o "método das 28 palavras"!
O meu pai aprendeu com esse método e é super fã. Agora já está reformado, mas enquanto trabalhava (ensino), defendeu bastante esse método e chegou à conclusão que era muito pouco explorado.
Pela experiência dele, o método é muito eficaz e as crianças aprendem a ler muito mais rápido que com qualquer outro método.
Lembrasse de que quando era miúdo os pais e a avó costumavam compará-lo com as 2 irmãs mais velhas, que aprenderam com outros métodos e demoraram imenso até serem capazes de ler fluentemente e escrever sem erros. Ele, por sua vez, ao fim de pouco tempo e ainda na 1ª classe, já lia o jornal à avó como um verdadeiro crescido :)! Pelo que me contam a diferença é mesmo abismal.
Vai dando o teu feedback ;)!
bjs

sof* disse...

A informação que a professora nos deu foi mesmo nesse sentido de que é muito bem assimilado pelas crianças e para já vejo a Leonor bastante animada e que muita iniciativa de nos mostrar o que tem aprendido na escola. Vou contando os desenvolvimentos!!

beijinhos