8 de julho de 2016

Da agricultora urbana que há em mim


Desde este post, já muita coisa cresceu na nossa varanda. Estamos muito espantados com estes resultados, digo-vos já! Quanto plantei os tomateiros e as beterrabas não tinha grandes esperanças naquelas plantas raquíticas, no entanto, os resultados têm sido muito bons. Das 4 beterrabas que plantámos comemos 3 e oferecemos uma, eram todas deliciosas e foram comidas cruas em saladas e picles caseiros (cerca de 30 minutos em balsâmico e sal marinho). Também comemos morangos e houve uma ou duas semanas em que nasceram vários em simultâneo, agora está mais paradito. Eram pequenitos mas com um sabor pronunciado.

De todas as plantas, a que mais me espanta é o tomateiro. Comprámos dois pés de tomate cereja, pensei eu que eram inofensivos, pequeninos e fofos, mas a realidade é que a planta faz lembrar a história do João e o Pé de Feijão. Isto cresceu que foi uma loucura, tenho estacas por todo o lado, já podei várias vezes e isto continua a crescer como se não houvesse amanhã. Até ao momento já tirámos três tomatinhos mas as ramadas estão carregadinhas e em breve começa tudo a amadurecer. Para obter estes resultados não fizemos nada para além de regar regulamente, nem sequer ainda tivemos pragas a assinalar, está tudo na paz!


As crianças continuam a adorar toda a actividade que envolve o crescimento dos legumes. Há sempre guerras para regar, guerras para colher e no fim comem tudo com imenso prazer. Da nossa parte, vamos prosseguir com as alfaces que também foram muito bem sucedidas e que cresceram muito depressa, diz que se dão o ano todo portanto vamos experimentar ;)



1 comentário:

Susana Neves disse...

Que espectáculo. Gostava de me aventurar, mas até cactos deixo morrer ... :(