16 de janeiro de 2017

Comidinhas da mamãe - Pescada Cozida

Cá em casa tentamos fazer uma alimentação variada e sobretudo mediterrânica, porque é isso que somos. Embora não alternamos peixe e carne religiosamente, às vezes comemos duas ou três refeições seguidas de carne ou até de peixe, também gostamos de intercalar pratos totalmente isentos de proteína animal. Dentro daquilo que comemos, as crianças gostam de tudo, podem não delirar com tudo, mas comem de tudo. Mas no nosso repertório gastronómico há certos pratos que eles mal adivinham que vamos comer já ficam em sentido com a excitação - sim, os meus filhos ficam loucos com algumas lambarices. E perguntam vocês que iguarias fazem os meus filhos felizes? E eu digo-vos que são algumas e que se quiserem posso falar sobre elas mais à frente.

Hoje gostaria de partilhar que um dos pratos favoritos dos meus filhos é nada mais nada menos do que Pescada Cozida com Legumes. Sim, pasmem-se! Recordo-me que quando eu era miúda, e sobretudo quando chegava a casa desvairada de fome (fenómeno raro mas acontecia), e me deparava com uma pescada cozida com batatas e cenouras ficava com uma telha que nem vos digo, nem vos conto... que sono!!! Mas um belo dia a minha mãe comprou pescada fresca e tudo mudou.

Com os meus filhos, sempre que lhes dou pescada fresca com batatas cozidas, cenouras e brócolos, eles adoram, comem muito bem e nem falam, o que é duplamente maravilhoso :D Comparar uma pescada fresca com uma ultracongelada não tem sequer comparação possível e até as crianças que não percebem destes preceitos culinários apreciam o peixe de forma diferente. Ora se a pescada fresca já é mais deliciosa do que a congelada, agora imaginem que cozinham tudo ao vapor. Aqui estou convencida de que atingi o meu clímax na arte de bem cozinhar um prato extremamente aborrecido (quase tão aborrecido como o bacalhau do natal...). Preparar a pescada e os legumes sem ser na mesma panela cheia de água e apostar numa cozedura em camadas no vapor faz meeeeesmo a diferença. Por aqui usamos aquela panela começada por B e terminada em Y e fica muito bem. No cesto, junto à água, ponho as batatas, depois na primeira prateleira da varoma ponho o peixe só com sal grosso e noz moscada, 15 minutos antes de terminar junto os brócolos com as cenouras na última prateleira. Nos pratos tempero apenas com azeite e juro-vos com os meus filhos comem e repetem e não fazem igual com qualquer outro peixe. Arrisco-me a dizer que o prato de peixe favorito deles é sem dúvida a Pescada Cozida :D

E por aí, as vossas riquezas também gostam de pescada cozida com legumes?
É ver para crer!!

** este vosso blog no Facebook **

3 comentários:

Unknown disse...

A minha L. ADORA, e se for tudo "esmagadinho" ainda melhor! :)

Anónimo disse...

Olá, a minha princesa de 5 anos tem com prato preferido salmão grelhado acompanhado com batatas cozidas e brócolos :)
Quero ver que pratos costuma fazer mais para os filhotes.

Natália Gomes

**SOFIA** disse...

mais lá para a frente deixo mais sugestões que os meus ricos filhos adoram ;)