11 de janeiro de 2017

Dilemas do meu serão

(Livraria Lello em 2008, quando eu tranquilamente tomava o meu café no varandim e fotografava o espaço quase vazio)

Leio e adormeço no sofá ou escrevo e fico hiperativa?
Ando sempre com estas questões quando finalmente se instala o silêncio em nossa casa.
Este ano gostaria de ler mais, ou melhor, gostaria de ler! Não tenho lido nada mais longo do que artigos nos jornais online, perco-me a saltar de uns para outros; nem revistas tenho lido, simplesmente não consigo arranjar tempo sossegada e acordada porque há sempre barulho, há sempre brigas, há sempre alguém que quer um copo de água ou procura um brinquedo perdido num buraco qualquer. Não dá!
Podia efetivamente ler um livro de contos, algo mais curto mas agrada-me mais as narrativas mais longas... O problema é mesmo dar continuidade e ritmo a uma empreitada de 300 ou 500 páginas e não tem sido mesmo fácil, eu bem tento mas acabo por interromper um dia, mais outro e quando dou por mim, já tenho o livro pousado ("arquivado") há um par de meses na mesa de cabeceira.
Embora leia pouco, não deixo de comprar um ou outro título e tenho uns tantos em mente para comprar, assim como tenho filmes para ver ou séries mas isso confesso que temos conseguido viabilizar muito graças aos streamings disponíveis na net que isto de ir ao cinema está pela hora da morte.

Numa tentativa de concentrar os meus desejos literários andei em busca de uma app ou algo semelhante para listar os títulos que quero ler ESTE ano e embora não tivesse encontrado nada exatamente como eu queria, acabei por descarregar a app Soon. Nesta app é possível reunir por temas de interesse coisas que se pretendem fazer em breve (soon, lá está), as categorias são fixas e isso é chato embora possa ocultar as que não me interessem, mas por exemplo, eu queria criar a categoria de Temas de Escrita (para os conteúdos deste blog e do Eu, Mãe) e a app não o permite, o que é uma valente seca. Ainda assim, consegui inserir títulos de livros portugueses com sinopses em português, não está mal; por outro lado se apontei o MAAT como museu a visitar em 2017, a app insiste em não localiza-lo em Lisboa. Há muitas pontas soltas a melhorar nesta aplicação, no entanto, para os livros já serve vá... Fica a dica ;)





** este vosso blog no Facebook **

7 comentários:

miriam disse...

quanto aos livors, fala com o Gonçalo, ele domina essa secção de apps! :D

Catarina disse...

vivo no mesmo dilema... já há tanto tempo que não consigo ler um livro até ao fim  . Tenho uns 2 ou 3 que comecei e foram ficando "arquivados" como tu bem disseste. Quando voltar a pegar neles tenho que recomeçar, porque perdi o fio à meada... Com filhos a coisa não é fácil, o ritmo é alucinante e quando finalmente paramos estamos exaustas. Não dá para tudo... pelo menos tenho-me mentalizado disso. são os livros, as montanhas de roupa para passar, outra tanta para arrumar, por a lavar...a casa, ai ai...já para não falar do trabalho e burocracias inerentes que tu bem conheces... às vezes dou por mim a pensar como é que há famílias bem maiores e que aparentemente conseguem fazer tanta coisa e parecer organizados. é que por aqui ultimamente tem reinado um certo caos que é mais forte do que eu  .

sof* disse...

Miriam: vou falar com o teu homem em breve ;)))
Catarina: fico contente por saber que os meus serões são tão deprimentes quanto os teus (hoje vou dedicar-me ao cesto das meias...) :D

Lipa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lipa disse...

Goodreads! É tipo rede social só de livros e sem a convertera toda (embora haja troca de ideias mas sempre sobre os livros) onde as partilhas são dos livros que se estão a ler, dos que se quer ler e as reviews que mtos fazem no final. Dá para acompanhar as leituras dos amigos (saber o que andam a ler, perceber se nos interessaria tb) e marcar listas dos que queremos ler, registar o que se está a ler no momento e ir marcando o progresso (regista-se a pag. onde se ficou se quiser), tem um challenge de leitura que serve para nos por em check (escolhes quantos livros gostarias de ler no ano de 2017 e à medida que se vai registando leituras ele vai dizendo se estamos à frente ou atrás no nosso desafio) e ainda se fica com um registo bem giro dos livros que se leu e quando (regista a data de inicio e fim e fica la essa informação tb). Na app consegue-se registar uma grande quantidade de livros fazendo scan fotográfico dos códigos de barras e ele regista logo a edição que se está a ler. Ajudou-me mto a regressar às leituras embora nao ainda tanto como gostaria mas aconselho vivamente!
App para o tlm/ipad e/ou site www.goodreads.com. Não sendo perfeita nao conheço nada melhor ;)

**SOFIA** disse...

Olá Lipa! Bem lembrado o goodreads!
Já o conhecia há vários anos e nem me ocorreu ver como estava! Já adicionei às minhas apps e já estou a bombar o desafio de 2017 ( modestozinho claro) 😂😂

Lipa disse...

:D tb ja fiz o meu modesto também que isto de leituras não anda fácil... o tempo que tenho para ler descansada é à noite depois de os deitar e normalmente ja estou tão estoirada a essa hora que não consigo pegar no livro. Mas ando a fazer um esforço... isto grão a grão uma pessoa chega lá, nem que seja quando forem teenagers e ficarmos à espera que cheguem da noite, aí vamos ter muitas horas para ler (gulp) ;)