29 de maio de 2017

As crianças e os animais

Quando a organização do Oeste Lusitano nos convidou para conhecer o evento, para irmos às Caldas da Rainha em família e conhecer um pouco sobre o que envolve a cultura do cavalo Lusitano confesso que nem hesitei em aceitar o convite. A verdade é que tudo o que envolva o binómio crianças-animais eu estou nessa! Na minha opinião as crianças quando têm um convívio estreito com animais tornam-se adultos mais afáveis, mais caridosos e respeitadores tanto dos animais como também do seu semelhante e sempre que os meus filhos me pedem para ir ao zoo, ou ao oceanário ou a qualquer parque que tenha animais tentamos sempre aceder a esses pedidos.

No jardim onde foi o evento havia várias escolas, coudelarias, criadores, muitos cavalos para ver e interagir. Eu lembro-me perfeitamente da primeira vez que que vi um cavalo, achei-o ENORME e tinha a idade da minha filha. Quando nos aproximámos do primeiro cavalo, os miúdos ficaram pasmados, espreitavam pelas cercas, recuaram imenso porque um cavalo é um animal magnífico mas com muita imponência e há que manter o respeitinho.


(um cavalo albino, fiquei impressionada) 


Depois dos miúdos estarem ambientados tiveram a oportunidade de montar um cavalo muito manso e não muito alto. Embora os miúdos estivessem super ansiosos, a verdade é que foi também uma prova de fogo à coragem deles, mas portaram-se à altura e deram a voltinha da praxe sem problemas. Adoraram, claro!




No fim já nao queriam sair de perto do cavalo e só por isso já ficámos satisfeitos.

A demonstração equestre também foi gira, mas já chegámos no fim...

Depois de almoçar ainda tivemos a oportunidade de dar uma volta pela cidade, ficámos a saber que a Praça da Fruta é um mercado diário desde o séc XV!!

As couves que influenciaram uma das personalidades da terra, Rafael Bordalo Pinheiro e de quem gostamos particularmente!

Mesmo junto ao mercado e em vários pontos da cidade, existe a chamada Rota Bordaliana. Em vários recantos foram colocadas peças do Bordalo em formato gigante e ficam o máximo! Os miúdos adoraram descobri-las :D



Embora tivéssemos estado pouco tempo na cidade deu para perceber que é muito gira, tem edifícios e pormenores muito bonitos e achamos que em breve teremos de voltar para passear com mais tempo para ver tudo melhor.



Voltando ao parque, não pudemos deixar de apreciar estes pavilhões das termas das Caldas e que pelos vistos estão em vias de voltar à dignidade que merecem ter. São 3 naves altas, magníficas e que já tiveram vários usos mas tudo indica que serão recuperadas para o turismo o que me parece fazer todo o sentido dado a sua localização super privilegiada.


Depois de tanta coisa ainda conseguimos dar uma voltinha de barco e felizmente nenhum dos nossos garotos virou borda fora, menos mal! Claro que foi mais um ponto altíssimo de excitação deste dia mas nem por isso ficaram esgotados para a festa de aniversário que se seguiu depois disto :D
Admito que às vezes ainda me espanta esta capacidade de renovação energética que as crianças têm!


Sem comentários: