11 de julho de 2017

o nosso sofá voltou


Estas fotografias estão separadas por quase cinco anos. Eu podia falar da diferença abismal que há entre o meu rapaz, de bebé passou a um rapazola esperto, mas na verdade vou falar no sofá.
O nosso sofá que era dos meus sogros e passou para os meus cunhados, um belo dia veio para nossa casa substituir um sofá ranhoso do Ikea. Embora tivesse cerca de 40 anos e apresentasse um desgaste estrutural notório eu achei que valia a pena ficar com ele. É um sofá-cama de casal, de linhas simples e cuja estrutura em madeira maciça não mexe um mm quando o tentamos arrastar, é sólido e dá bom dormir.
Entretanto quando mudámos de casa a nossa sala passou a ser significativamente maior e o sofá-cama foi para o quarto que ficou vazio para um dia passar para o quarto da L quando ela ficasse a dormir sem o irmão (ainda dormem juntos). Para a sala comprámos então dois sofás e assim ficámos durante quase dois anos. Há um tempo deu-me a comichão da mudança e meti na cabeça que afinal devíamos era recuperar o sofá antigo e trazê-lo novamente para a sala pois no quarto da miúda iria ocupar demasiado espaço para tão pouco uso. Se bem o pensei assim o fiz, arranjei maneira de vender um dos sofás da sala e com o dinheiro mandámos restaurar o sofá-cama.

O passo seguinte foi decidir a cor. Iríamos ficar com um sofá castanho na sala e olhando para as cores que nos rodeiam estivemos indecisos entre o amarelo mostarda, verde garrafa e azul petróleo - ganhou o amarelo mostarda. Formalmente optámos por modificar a divisão de três para dois "assentos", eliminámos aqueles painéis de madeira e substituímos os pés dando mais altura ao móvel.
Quando o sofá voltou do estofador foi como se a nossa sala tivesse ganho uma nova dimensão, era de facto a cor que faltava. Adoramos amarelo, é uma cor quente, confortável e que se calhar numa primeira abordagem até nem é muito considerada para uma peça tão grande, mas no conjunto e na nossa opinião, claro, ficou perfeito.

Eu adoro a minha casa, sempre que posso dou um jeitinho a um canto; lentamente vamos substituindo algumas peças que já cumpriram a sua missão. Se há coisa que eu não gosto é de monos, também não gosto de comprar por comprar, sempre que possível recuperamos móveis antigos com mais personalidade. Neste aspecto confesso-me um pouco viciada em vender as coisas que tenho para financiar outras compras e já tenho em vista novas substituições e para mim é isso que faz mais sentido, substituir e não acumular. Recuperar o que tem valor e passar adiante aquilo que já cumpriu ficou gasto.

O que vos parece? Acumular ou despachar? :)

5 comentários:

miriam disse...

oh, eu gostava do "painel" de madeira :p

Raquel disse...

Que giro! Quando mudámos de casa também forrámos o nosso sofá, que era cinza rato, para amarelo mostarda! Fica logo outro espaço! :-) Ah, e adorei a mudança estrutural do vosso! Parabéns! :-)

sof* disse...

miriam, acho que o painel ainda está por baixo do novo estofo :D estava todo riscado e tinha uns pregos feiosos e basicamente, eu não gostava dele :D

raquel, o amarelo é o novo preto :D:D

uma Inês disse...

O Sofá ficou incrível e a parede também teve uma óptima evolução :)

sof* disse...

Obrigada Uma Inês, pode ser que um dia faça um post sobre a parede :))

beijinhos