15 de fevereiro de 2009

Os direitos dos bebés


Esta semana foi aprovado em Conselho de Ministros o prolongamento da Licença de Parentalidade de 4 para 5 meses com 100% do vencimento assegurado. É também possível esticar esse vencimento a 83% durante o período de 6 meses, o que é francamente positivo nos dias que correm!
Nesta nova etapa da nossa Segurança Social (S.S.) o pai passa também a poder gozar de um mês de licença paga pela S.S. porém não em conjunto com a mãe e esse mês deve ser repartido em dois períodos de 15 dias cada. As mães que entretanto já estão a usufriur da sua licença de maternidade poderão pedir para a sua licença ser revista, vendo assim alargada em mais um mês o período com o bebé.
De qualquer forma o RP, sendo um pai moderno, não irá usufruir desses privilégios, isto porque é trabalhador independente e o seu regime de S.S. não prevê situações de doença ou paternidade, temos pena, mas também não iremos dramatizar pois nesta casa não há lugar para ressabiamentos, mas sim muito trabalho e boa disposição.
Podemos ver mais sobre este assunto aqui

Brevemente irei tratar do nosso abono pré-natal o qual vai permitir comprar algum equipamento para o babe sem fazer grandes estragos no nosso orçamento. Confesso que sobre esse abono sei ainda pouca informação mas quando tiver um tempinho farei a devida referência por aqui...

ADENDA: já cá está o link para os formulários da segurança social, foi um pouco difícil encontrá-los no site, mas felizmente temos o google :DD
obrigada Marta pela dica ;)

ps. fotografia utilizada é da pequena Margarida quando tinha apenas uns 5 diazitos...

2 comentários:

Anónimo disse...

oi :)

não sei se já te informaste..mas cá vai: podes ir buscar os impressos ao site da segurança social. Depois a médica tem de preencher um deles com a tua informação.

deixo-te um link onde podes simular o valor do subsídio
http://195.245.197.202/app/abonoprenatal/index.asp

**

**SOFIA** disse...

brigada!!!
já deu super jeito ;)