10 de dezembro de 2010

Sapinhos

imagem daqui

Com o rompimento de 8 dentes em simultâneo, foram frequentes as assaduras, porém, esta última vez, o aspecto da coisa era ligeiramente diferente... Começaram com uns pontos brancos pequeninos, que já tínhamos visto noutra ocasião mas que não passaram disso. Entretanto esses pontos cresceram e transformaram-se nuns discos brancos do tamanho da sêmola de trigo (aprox. 2mm de diâmetro), estranhámos.
Aproveitando a ida à vacina pedi à médica de serviço que observasse a ferida e a resposta foi imediata:
Candidíase (do fungo Candida Albicans), ou sapinhos em linguagem popular. Pelos vistos o surgimento deste fungo é algo muito comum e pode aparecer tanto na zona genital como bucal, e muitas vezes até pode ser transmitido na altura do parto no caso dos recém-nascidos.
Neste caso a transmissão do fungo, ou sua actividade mais forte, pode ter sido causada por um sistema imunitário enfraquecido devido ao rompimento de dentes, mas uma constipação ou doença tratada com antibiótico pode resultar no mesmo drama.
Para combatermos o problema foi-nos pedido para seguirmos os seguintes passos simples:

- eliminarmos toalhitas e tudo o que seja perfumado
- dar o banho com sabão azul e branco! por originar uma camada protectora e anti-fúngica mais power
- dar mais água
- trocar a fralda muito frequentemente
- usar o creme (de adultas!) Gyno-Pevaryl na ferida e depois o creme de fraldas (no primeiro dia tentei usar apenas o creme receitado)

como medida preventiva optámos por retirar o tapete anti-derrapante da banheira e lavar a banheira com sabão azul e branco.

Passados 4 dias a situação está normalizada, felizmente. E sim, a situação foi toda controlada no centro de saúde.

3 comentários:

Unknown disse...

O Martim tb já teve uma vez e tb foi facilmente resolvido. Mas não sabia que o sabão azul e branco tinhas esses "poderes". Tb vou anotar a dica.

Madame Pirulitos disse...

Nós passámos pelo mesmo há cerca de duas semanas. também um fungo. De um momento para o outro ficou com um aspecto arrepiante. E logo nós que só usamos compressas. Por cá usámos Canesten e rapidamente melhorou e passou.

Beijinhos

Unknown disse...

Tadinha da Leo, ainda bem que já passou. Sapinhos só no lago, thank you very much!!