13 de abril de 2012

28 semanas


28 semanas, ou como quem diz, 7 meses de gestação. Em modo bricolage total.

Apesar dos achaques que me dão nos ossos, coxas celulíticas, sono, fome entre outros sintomas próprios da minha condição, vejo-me cada vez mais nostálgica perante o facto consumado desta ser a minha última gravidez. Não fosse a crise e o facto de já ir a meio caminho dos 40 (MEDO!!!), se calhar ainda me metia nisto outra vez, mas o facto é que a disposição física, sobretudo quando se tem 30 e muitos não será certamente a mesma que se tem com 20 e muitos anos. Ele ainda não nasceu e eu já me arrasto, baixar-me para apanhar qualquer coisa é uma operação muito pensada, dar banho à mais velha já evito, calçá-la, calçar-me! Não quero sequer imaginar as noites em claro em que ela chora porque ele chora, ai, ai...

Por outro lado, sinto o bebé mexer e presto-lhe muita atenção, porque é menos uma vez que vivo essa sensação cá dentro, para sempre. Tal não me havia acontecido na outra gravidez, muito por saber que ainda gostaria de ter outro filho... É quanto a mim espectável que se deseje tanto ser mãe como o contrário, mas neste momento parece-me que ter uma pessoa dentro de mim é algo realmente espantoso e que de facto é um uma espécie de bónus que somente é vivido pela mulher (que queira e possa) e que os homens, por melhores simuladores que haja, nunca terão esta sensação tão curiosa - a de sentir mexer uma pessoa cá dentro.

5 comentários:

cibele barreto disse...

lendo este post lembrei-me dos momentos da minha barriga completamente torta...era um misto de mistério, com aflição e felicidade. É mesmo mágico este estado! Desfrute muito, e não penses lá à frente...goze do teu momento de mamã grávida, que é agora, porque passa num instante. beijinhos e bom fds!

eme de mãe disse...

É verdade. Esta sensação é única!

Quanto a essa coisa de ser a última vez, nunca me tinha ocorrido... talvez por eu também ainda colocar a hipótese de ir à 2ª volta... Mas faz sentido.

Esta foto está demais!! Estás com um ar ligeiramente... comunista!! Hihihihih :-P

Marta disse...

Eu também considero a mulher uma privilegiada por poder gerar um filho, por ter estas imensas sensações espantosas (mesmo as más contam como experiência).
Na segunda gravidez também me "bateu" essa nostalgia, será a última? Provavelmente sim. Mas não me importava de repetir, gostei muito de estar grávida.
Força aí nas bricolages!

sofia costa disse...

Ai Sofia.... essas palavras parece que saíram da minha boca!!! Tudo o que estás a sentir eu tenho sentido exatamente igual... Ando farta de dizer isso ao Zé e à minha mãe. Na primeira gravidez, aproveitei e adorei mas não aproveitei cada segundo como aproveito esta, e tb nunca me passou pela cabeça a angústia de ser a última vez porque eu tinha a certeza que queria outro! Desta vez bateu forte essa nostalgia da última vez que vivo a magia deste estado... e já sinto saudades de todo o processo.
Tudo isto me faz pensar e ter a vontade de ter outro :)
Se as coisas melhorarem um pouquinho e houver sinais de esperança de um mundo melhor, ou se simplesmente tivermos muita vontade, talvez daqui a 3 ou 4 anos volte a pensar neste assunto :D

Su disse...

Sofia adorei ler o que escreveste esta semana :)

Revejo-me em parte no teu sentimento de nostalgia... coisa que também não tinha sentido na primeira gravidez, tal como dizes, por ser quase certo repetir a experiência. Não sei se vamos ao terceiro. Adorava, mas não depende só da nossa vontade...

Tu estás linda e vais ter uma super família muito em breve. Serás sem dúvida uma inspiração e apoio para a minha próxima aventura :)

Um grande grande beijinho...

Ah e ia-me esquecendo... estamos unidas nas coxas celulíticas, eheheheh