17 de abril de 2012

a minha filha e a boa vida


Com a páscoa as semanas ficaram mais curtas, sendo assim, andámos um pouco ao sabor do vento, ora estamos no ponto X, ora já vamos para o ponto Y. Ele é fins-de-semana no alto minho, ele é fins-de-semana mais cá ao pé, todos preenchidos com muita família, comezaina, brincadeira pegada, passeatas, um não mais acabar de novidades. Com tanta agitação aconteceu algo inesperado: choradeira para ficar na creche... OMG, diz que não quer ir, que quer ficar em casa, que quer ir à casa dos tios, que quer empacotar coisas, que quer atirar pedras ao ri. Tudo é mais emocionante do que ficar na creche, e nós explicamos, que também não ficamos em casa, que temos de ir para o escritório e que é assim a vida. Ela conforma-se, mas diz sempre mais uma vez "eu quero ficar em casa, posso!"

Claro que a nós nos custa deixá-la a choramingar, mas por outro lado é com alegria que assistimos à sua tomada de consciência daquilo que é o prazer e o dever. Ela está a crescer tão depressa, tão esperta, tão inteligente, tão activa e alegre, estes momentos de tristeza só se traduzem no prazer que ela tem em estar connosco e nas pequenas alegrias que nós lhe proporcionamos. Cenas da vida diária, nada mais.

5 comentários:

batata-frita-mãe disse...

É assim mesmo. A nós, adultos, às vezes também apetece fazer gazeta. Apetece fazer programas que não envolvam a rotina de sempre.
A Leonor sabe-a toda!

eme de mãe disse...

Leio-te e fico mortinha para ser finalmente mãe, experimentar todas as coisas pequenas e grandes que o crescimento deles nos proporciona, os momentos de alegria e de espanto... mas ao mesmo tempo sei que vou sentir tantos nozinhos na garganta e apertos no coração... e sinto-me pequenina e insegura. Mas passa logo e quero mais é que aconteça!!

A Leonor tá uma esperta!! Quem é que não prefere a boa vida?... ;)

miriam disse...

é mesmo assim! :D o jaime também a sabe toda, todos os dias me diz em jeito de afirmação e pergunta ao mesmo tempo "hoje não há escola!"... todo o santo dia :D mas depois lá vai. e quando o vou buscar vem todo contente. a 2ª feira é sempre pior, chora sempre uns minutitos para ficar e às vezes lá lhe digo "jaime, a mamã também não quer ir para a escola dela... mas tem que ser! temos todos que trabalhar ;)".

Marta disse...

Tomou-lhe o gosto!
Quem não gosta do lado bom da vida.
Mas só assim sabe bem gozá-lo, percebendo a diferença.

Su disse...

Fantástica essa forma de entender a Leonor. É verdade que com o tempo eles entendem na perfeição o que querem e os deixa mais felizes... apesar de ficar tristinha com a ida para a creche, deve-te encher o coração saber o quanto vos ama :D

Eu bem sei que não havia dúvidas, mas é sempre bom senti-lo dessa forma.