23 de abril de 2014

a minha não-relação com o desporto


Em minha casa nunca houve uma cultura desportiva. Nunca vi os meus pais praticarem qualquer modalidade nem tão pouco fomos incentivados a praticar, antes pelo contrário. À excepção do meu irmão ter praticado karaté durante um ou dois anos e de uma fotografia que comprova que eu fui à natação pelos 5 anos!!, as minhas tentativas de praticar dança jazz ou ginástica rítmica foram logo postas de parte ou porque eram "à noite" ou porque davam cabo das articulações, ou por outra razão qualquer. Enfim, nunca pratiquei nada e depois as aulas de educação física sempre foram um tormento porque eu só gostava de ginástica e a maior parte do ano só praticávamos desportos de equipa com bola, coisa que eu abominava. Andava sempre de atestados, preferia mil vezes arbitrar jogos ou fazer relatórios.

Com o passar dos anos, quando já não havia limitações de horários, na universidade, inscrevi-me na aeróbica e aquilo era demasiado rápido ou demasiado cansativo ou demasiado cheio de gente e acabei por me fartar das aulas. Entretanto também cheguei a ir à piscina e ao fim de algum tempo dava por mim sempre a ver as horas no relógio da parede. Rapidamente cheguei à conclusão que também a natação não era a minha cena e nunca mais lá pus os pés. O pior disto tudo eram as minhas amigas, as quais solidariamente íam comigo, aproveitavam muito bem as aulas e depois teriam de seguir as suas rotinas sozinhas, porque eu as abandonava uma e outra vez. Que nódoa!

Desde que comecei a trabalhar comecei a sentir uma necessidade de praticar alguma coisa, mas comecei a percorrer as opções e não havia muitas dentro do meu género esquisitinho de ser. Pensei no ginásio, mas aquele ambiente suado, as máquinas, a música aos berros, o balneário, hummm naaaaa...  Depois pensei no Yoga, num sítio onde só se praticasse esta modalidade já era mais o meu género. Não eram as correrias da aeróbica, mas apesar de eu saber que é uma modalidade que esforça muito a musculatura e que corrige muitos defeitos respiratórios, sempre me pareceu de-ma-si-a-do len-toooo e nunca lhe dei uma oportunidade.

A dança acabava sempre por me parecer algo possível, no entanto, a minha falta de coordenação sempre me intimidou e depois achava eu que já tendo bem mais de 30 anos que aquilo já não era para mim. Não era para mim, até que a Sofia me "converteu" ao ballet para adultos :D Eu em criança gostava de assistir a um ou outro espetáculo que dava na TV mas efetivamente nunca me foi permitido praticar, mas em adulta nunca tal me haveria de passar pela cabeça. Com tanta motivação da minha amiga, procurei uma escola aqui perto e já fui a duas aulas. A primeira foi um pouco "o choque", muitos passos, dobra, estica, flecte, sobe, desce. As outras raparigas (adultas) todas me pareceram uns Áses do Ballet, sendo que algumas até são principiantes e tal como eu nunca haviam praticado ballet em criança. A segunda aula, já correu melhor, consegui acompanhar os passos, já tenho meias-pontas e a minha postura já aguentou melhor as exigências de alguns movimentos. As aulas são à noite, e apesar de sermos poucas alunas, o proveito é muito grande, uma vez que a professora consegue dedicar-se quase individualmente a cada uma de nós. Espero sinceramente continuar motivada, mas acho que isto é coisa que pode realmente dar certo. Eu preciso de uma atividade fora o trabalho e as crianças, eu preciso melhorar (MUITO) a minha condição física, eu preciso demonstrar para mim mesma, que há tempo para tudo e que tudo é passível de ser feito; claro que tudo é ainda muito recente, no entanto para já estou muitíssimo contente!!


Deixo-vos o filme que me inspirou a entrar nesta nova fase.

6 comentários:

Simplesmente Ana disse...

Adorava. Onde haverá essas aulas em Lisboa?

Simplesmente Ana disse...

Adorava. Onde haverá essas aulas em Lisboa?

**SOFIA** disse...

olá ana :)

eu pesquisei no google "ballet para adultos lisboa" e apareceram vários resultados ;)))
força!

Simplesmente Ana disse...

Vou ver :)

Raquel disse...

Olá! Antes de ler aqui, não sabia que havia aulas de ballet para adultos que nunca tiveram ballet! Muito menos em Aveiro! :-)
Será possível dizer onde são as aulas e a que horas e dias? Achei muito interessante!

Beijinhos

**SOFIA** disse...

olá Raquel!!

para mais informações espreita este link, basta mandares mensagem ;)

https://www.facebook.com/BalletAdultosSBernardo?fref=ts

eu vou à terça ;)