18 de setembro de 2015

o primeiro dia da escola primária

Começou hoje uma nova fase da vida dela, a escola primária e toda uma série de desafios pelos quais todos nós já passámos e que sabemos que nem sempre são fáceis mas não são de todo impossíveis de concretizar. Deixando de parte (mas não esquecendo) que esta não é a escola que nos facilita a vida diária, que não fomenta a independência da nossa filha fora de portas, que teremos de lidar de vez em quando com um agrupamento esquisito, não dialogante e muitas vezes dúbio, vamos entrar neste ano lectivo de cabeça.
Tenho andado enervada com este dia, aborreci todos à minha volta com a questão das colocações dos miúdos e do quão injustiçada me senti por todos os motivos que invoquei e mais alguns. Enfim, encaro isto como um choque com a realidade, faz-se o que se pode, chateia-se quem deve ser chateado e no fim ganham sempre os mesmos. Enfim, passemos em frente e trabalhemos com o que temos em mãos que isto podia ser ainda pior.

Chegou portanto o grande dia, ontem fomos conhecer a professora e os outros pais, tudo pessoas simpáticas, interessadas em ouvir a professora que nos pareceu experiente, muito prática e com muita abertura para dialogar com os pais fazendo um ou outro alerta e recomendações para o bom desempenho das crianças: Devemos alimentar bem as nossas crianças e não ter expectativas muito altas nestes primeiros tempos, que são sobretudo de ajustamento.




Hoje foi o dia dela, foi só de manhã e embora estivesse ansiosa e choramingona, quando viu uma cara conhecida na sala descontraiu e por fim até me disse que saísse porque os outros pais já estavam a ir embora. Eu estava bastante enervada, isto de levar um filho para a escola primária tem o que se lhe diga e nada tem de banal. Sim é uma nova fase e tal, mas a partir de agora acabou-se a brincadeira, a vida sem horários, a vida sem avaliações, a vida sem comparações. Quando a fomos buscar, parecia um pouco intimidada com a quantidade de pais junto ao portão, mas assim que me viu abriu um grande sorriso e toda ela era saltinhos tão característicos da sua personalidade. Disse que gostou da professora, que de facto lhe fazia lembrar a avó, que desenharam a mão, foram ao pátio e que partilhou a maçã do lanche com um menino que não tinha levado o que comer. Creio que foi um bom ponto de partida. Depois fomos almoçar ao restaurante favorito dela e passámos a tarde no escritório para começar desde já a entrar na rotina que começa para a semana.




---

Tudo o que diga respeito ao ensino é algo que me cativa, tento dar o meu melhor para motivar os meus filhos e despertar a curiosidade deles. O início da escola primária será também para mim uma (re)descoberta e motivo de escrita, creio que este blog poderá também iniciar uma nova fase onde dissertarei certamente sobre este assunto que é também um mega-desafio.

6 comentários:

Catarina disse...

Sou toda olhos e ouvido,s para vos acompanhar neste desafio que também me vai inquietando...
Coragem e siga em frente :)!

**SOFIA** disse...

Let's go!!

Simplesmente Ana disse...

Sofia, vou adorar seguir as dissertações sobre esta nova fase. A minha filha também entrou agora no primeiro ano e ainda nos estamos a ajustar à rotinas. Como gere os TPC seria um tema fantástico. ;)

Aline Brito Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Brito Paiva disse...

Também estou hiper curiosa com a nova fase do blog que aí vem :)
o meu mais velho entra para o ano para o 1º ano e já antecipo todas essas nervoseiras que a Sofia tão bem retrata!
Não posso deixar de lhe dizer que dá gosto ler um bom blog: com cabeça, tronco e membros!
Com temas interessantes, atuais e bem escritos.
Estou um bocadinho cansada das modas, das roupas das crianças e das tendencias.
Gosto mesmo de vir cá!

sof* disse...

muito obrigada pelos vossos comentários!! o vosso feedback é muito importante!
bjs