19 de agosto de 2009

40 semanas - falta 0...


Olá a todos!!!!
Nasceu a nossa pequena Leonor e estamos todos radiantes com tamanha novidade. Tudo começou como o Rui escreveu anteriormente, lá fui eu comprar o Público e dar de comer aos patinhos daqui do bairro, dei mais umas voltas e quando cheguei a casa foi um ver se te avias que a cachopa vem aí!!!
O trabalho de parto foi rapidíssimo, sem qualquer indução para além da caminhada e praia dos dias anteriores, tudo se resolveu em quase 8 horas desde que cheguei a casa, ao 12:30 até a ter nos braços às 20:07.
O parto foi a loucura, pedi imediatamente a epidural, às 14:30 e após isso foi respirar calmamente até às 19:30. Quando me disseram "olhe que já se vê muito cabelo" perdi o controlo da situação e fiquei cheia de medo de não conseguir puxar, mas a verdade é que "baixou" algo em mim, e puxei como uma leoa, tal e qual a enfermeira Mena nos ensinou. Passados 5 minutos ela estava cá fora aos berros e eu nem me apercebi o que se passou. Foi muito bom. Nessa altura só lhe consegui ver o pé, mas o rui tomou conta da ocorrência e esteve sempre ao seu lado quando estava a ser examinada. Depois saiu a placenta a enfermeira mostrou-ma e fez uma breve explicação dos seus componentes, assim como o saco amniotico. Só vi a pequena quando ela já estava vestida e limpa e pareceu-me a bebé mais fofa que vira nos últimos tempos.
Entretanto fui para um quarto que na altura estava vazio, jantei e fiquei pasmada a olhar para a minha obra toda a noite e a pensar como é que ia ser agora! O tempo passado no hospital foi bom, a equipa era muito atenciosa, com iniciativa e sempre com uma palavra amiga para os momentos de maior stress.
O stress não foi uma constante mas houve alturas em que perdi o controlo da situação e o choro foi mais frequento do que aquilo que inicialmente poderia ter imaginado. Sem dúvida que amamentar o bebé foi mais difícil e doloroso do que o parto, já imaginava, mas só passando por isso é que podemos dizer que "mãe sofre" e olhem que não é pouco e isto é só o começo!
Entretanto irei desenvolver estas temáticas noutros posts, mas para finalizar este, gostaria de agradecer a todos os nossos amigos que mandaram mensagens e telefonemas de felicitações, e principalmente à nossa família que teve (e está a ter) muita paciência, comigo sobretudo...

10 comentários:

carla disse...

Tão fofas as meninas ;-)

Agora vem mais uma fase de aprendizagem, de ambas as partes

Mas acima de tudo, fruir o momento!

Unknown disse...

Que lindas, mãe e filha!

Estou até emocionada...
Ver as duas assim é deveras uma imagem enternecedora.

A maternidade é um caminho que se vai percorrendo e somando "vitórias" e "derrotas", normalmente acompanhadas por grandes esforços. Mas ao vermos o caminho percorrido, passo a passo, vamo-nos tornando mais fortes, mais experientes e sobretudo com mais coragem para continuar! O mais importante é não desanimar e não stressar. No final do dia a felicidade compensa tudo.

Já estou a divagar muito...

Aproveita para contemplar a tua filhota que são momentos preciosos.

Beijinhos para as duas fofíssimas!
Cris

Marta b disse...

Já tens a tua mega fof ;) foto linda!
:D mais uma cabeluda :D
O stress é normal nos primeiros dias...vais ver que para a semana já começa a normalizar... o importante é descansares o máximo que puderes... ah... e beber água... o pediatra disse que as mães se esquecem sempre de beber água... ;)

beijinhos dos 3 e "gabugahs" da Helena

**SOFIA** disse...

pois isto tem sido uma espécie de praxe, tem momentos mto divertidos e de êxtase, e depois seguem-se episódios de drama incríveis.
mas isto é uma felicidade que ainda não conseguimos muito bem "encaixar".

miriam disse...

muitos parabéns! :D
o choro é super normal... eu andei aí uns 15 dias impossível :D
dar de mamar dói que se farta!!! é verdade :( o jaime já vai fazer 3 meses dia 28 e ainda me dói quando ele pega... mas pronto, quando olhamos para eles recompensa todas as dores! :D
agora aproveita todos os minutos porque passa mesmo demasiado rápido.
beijos.

Tonixa disse...

Taotao tao lindas

Tens ai uma cabeluda ;-DD
A quem è que sai assim cabeluda???
*jitos muitos, muitos, parabens, felicidades, tudo de bom, tudo de tudo ;-))

Kitty Vader disse...

Acreditas que fiquei com um lagrima de emoção enquanto lia o teu post...; Por isso "Keep on posting", para nos dares alento e vontade de ter um..Quem sabe, para breve..uhm?

**SOFIA** disse...

yeah kitty bem-vinda!!
pois isto de se ter uma criança é uma grande coisa!
sempre que quiseres manda bitaites ;)

Tica disse...

oh Sof, mas que coisinha linda tu tens e com tanto cabelo... que coisa mai linda...

kitty vader: mt contas tu... ena ena, é o milagre da vida

Hoje tomei uma decisão nesse sentido...

**SOFIA** disse...

bem voces estão cheias de novidades. quero saber de tudo ;)