4 de dezembro de 2012

a primeira sopa a gente nunca esquece


Estamos à porta dos cinco meses e tomámos a decisão de iniciar (finalmente) a alimentação diversificada. Há dias em que eu tenho a nítida sensação de que ele já não fica satisfeito só com leite, ele está enorme, rijo, um tronco de força, já mal cabe na alcofa e pesa imenso tirá-lo de lá sobretudo se eu estiver totalmente ensonada a meio da madrugada. Há cinco meses que não sei o que é dormir mais do que quatro horas seguidas e é com essa esperança que vamos começar com estas novas rotinas - o almoço com sobremesa e lá mais para a frente, o lanche.
Fiz uma sopa básica - batata+cenoura+cebola - desfiz até ficar brilhante, juntei um fio de azeite e comecei a dar-lhe. As primeiras provas foram a surpresa total, ele não fez cara de gosma como a irmã, não percebeu bem o que estava a acontecer mas à medida que lhe punha o creme na boca ele ia aceitando com agrado. Terminámos meia concha de sopa com ele a puxar-me a mão para comer mais um bocadinho, foi um sucesso!!!! Entretanto a sopa arrefeceu e passámos para a maçã. Escolhemos uma maçã de espécie "antiga", do quintal dos avós, chamada Porta da Loja, demos-lhe uns segundos de microondas e passámos. Mais uma vez, pareceu gostar imenso do sabor adocicado. Para uma primeira abordagem ficámos super contentes, eu gostava imenso de ter um filho amigo de comer, estou rodeada de sobrinhos que comem espetacularmente bem, e havia de me ter saído a mais velha chata para comer como eu :(((
Espero que não seja sol de pouca dura! Já mal posso esperar pelo almoço :)

10 comentários:

Isa disse...

Que bom! Espero que continue a correr bem!

Marta disse...

Já te disse, és uma sortuda e vais ter um comilão! Essa primeira vez foi totalmente bem sucedida.
Eu tenho trauma com a diversificação alimentar, foi horrível com ambas. E eu sempre comecei com papa que, supostamente. até é mais fácil de aceitar, imagino se tivesse sido com sopa.
Boa Vasco!

Anónimo disse...

enaaa :) boa Vasco!

sofia costa disse...

Que bom!!!!!!!
Por cá também tem corrido tudo bem. Eu optei por não passar bem a sopa, com a Alice passava tudo muito bem e agora ela é um horror para comer e não come nada que esteja ligeiramente mal passado. Este come a sopa muito mal passada, os legumes bem cozidos quase que só esmagando com o garfo ficam bem desfeitos, eu passo na varinha mas na velocidade mais fraquinha e só lhe dou dois ou três golpes, ele come super bem a sopa assim mal passada. A fruta com ela tinha que ser cozida porque ela não lhe pegava, para este só a raspo no raspador nos buracos mais pequenos, mas não os mais pequeninos de todos, e assim a maça ou pêra fica quase desfeita mas não em creme e ele come como se não houvesse amanhã. Eu aprendi com a mais velhinha, que até comia bem a sopa, mas sempre lhe fiz cremes muito bem passados, com este em pensar, até porque ele come bem então vou aproveitar, agora vou começar a dar-lhe pedaços de legumes cozidos para ele agarrar e mastigar, tipo um tronquinho de bróculo ou pedaços de batata e cenoura cozida. Fiz muito erros com a primeira também por falta de experiência.
O teu pequeno está lindo!

Simplesmente Ana disse...

A minha (há quase 3 anos)fez cara de gosma. Fartou-se de chorar, amuou e depois nem aceitou o leite. Foi dormir de barriga vazia. Só passou a gostar da sopa quando se introduziu a carne. Até lá, cerrava a boca e empurrava com a língua. O Vasco gostou, está visto!

Unknown disse...

O Martim sempre adorou as sopas e a fruta (e as papas, claro). Se ele não fica saciado com o leite, é bem preferível teres iniciado com a sopa do que dar-lhe suplemento. Tomaste a decisão certa. Ser mãe de 2ª viagem é bem mais prático, não é?

**SOFIA** disse...

agora é que disseste tudo, aline!

Batatafritamãe disse...

Espetacular!

sofia disse...

Ai que maravilha!!!
A minha levou quase um mês a aceitar comer uma concha de sopa sem cara de gosma
Grande Vasco!!

MarianaS disse...

Ele há alturas em que uma certa fominha dá jeito! :)))