4 de abril de 2015

Caça ao ovo!!


Este ano meti na cabeça que havia de fazer uma caça ao ovo. Nada de grandes produções, mas tinha de o fazer só para ver como seria a reação deles.
Quando nós éramos pequenos e morávamos na Áustria, a nossa mãe teve a oportunidade de se dedicar exclusivamente à família e à medida de ia percebendo os costumes daquele país, por vezes aplicava algumas coisas lá em casa. Uma das tradições mais giras, era a caça ao ovo da Páscoa! Recordo-me de um ano estarmos a passear num parque e estarem lá muitas famílias com zonas demarcadas para a caça ao ovo, uma coisa muito Pro! Vai daí a minha mãe empenhou-se, passou uma noite a pintar ovos, escondeu-nos em nossa casa e na manhã seguinte fomos os três à procura deles. É daquelas coisas que não se esquecem e é daquelas coisas que eu faço mesmo questão de passar aos meus filhos. Eu tive a sorte de ter uma infância muito boa e é isso que também lhes quero proporcionar, com muita simplicidade mas com grande efeito.


Comprei ovos de codorniz, porque não encontrei ovos brancos nem queria que eles comessem tanta quantidade de proteína. Durante o serão, cozi os ovinhos (3 minutos após ferver) e depois em taças individuais tingi água quente com algumas gostas de corante alimentar e vinagre branco. O tempo que os ovos estão na solução depende do grau de cor que pretendemos dar; quanto mais tempo estiverem, mais tingidos ficam. Há também técnicas mais elaboradas com casca de cebola e couve roxa, mas fica para o ano... contudo, basta uma ligeira pesquisa na net e encontram tudo. Fiquei bastante satisfeita com os efeitos negro-colorido dos meus ovos!


Sempre que tenho alguma comemoração cá em casa, faço questão de pôr a mesa a preceito, mesmo que seja apenas para nós. Fui buscar uma toalha bordada com motivos florais que já é de família e que ficou perfeita. Uma travessa oferecida pelos nossos melhores amigos, uma andorinha Bordalo que todos sabemos o que significa e que também nos foi oferecida por uma querida amiga, amêndoas de chocolate e açúcar, um bolo de limão, panquecas, fruta, pão fresco compuseram uma boa mesa de pequeno almoço. Assim que os miúdos chegaram à sala adoraram a mesa e pensavam que a surpresa era "só" aquilo.


Mas depois ela descobriu um ovo junto à máquina do café, logo de seguida mais um dentro da casinha de cartão e depois foram dar com os outros por toda a sala. Ainda pensei por alguns na varanda mas o sol estava forte e a coisa não ía dar certo.


Cada um teve direito a um cesto, o dela veio da escola, o dele foi improvisado dos brinquedos de casa. Digo-vos, foi MUITO BOM!!! Eles adoraram a experiência, cada ovo, mais gargalhadas, depois uns presentinhos banalíssimos que eles amaram (um bloquinho de cheiro e um carrinho, imaginem!). Durante uns minutos foi uma correria nesta casa, uma animação. Claro que ela tinha a cesta dela bem mais cheia do que ele, mas no fim, partilharam os ovinhos.



"Está ali mais um!!" - gritava ele.


A fazer a contabilidade.


Muito fofos, com todo o cuidado para não esmagar as cascas delicadas dos ovos cozidos.



Para além dos ovos de codorniz juntei também uns ovos dourados!! Foi assim UAU!



O que eu não contava é que os ovos de codorniz foram muito difíceis de descascar o que os desmotivou um bocado a comê-los. O primeiro ovo dele foi inteiro, com casca e tudo, para a boca. Mal vi aquilo lá fui eu resgatar aquele monte de cascas coloridas partidas e clara e gema, mas ele não pareceu muito incomodado.


Vale muito a pena investir algum do nosso tempo a preparar estas coisas. As crianças gostam muito e, falo por mim, acho muito bom ver as reações de felicidade pura que eles transmitem. No fim, são as memórias que eles vão colecionando e que se tudo correr bem havemos de repetir mais vezes.

A quem não está cá connosco, uma boa Páscoa!

1 comentário:

Catarina disse...

Ficaram muito giros os ovos! adorei a actividade :D
Fotos giras, cores giras, expressões giras!
É tão bom proporcionar-lhes boas recordações, principalmente quando vêm de coisas simples :)
Para o ano se calhar também arrisco ;)!
Bjs