30 de setembro de 2011

o analógico jamais desilude #1


A minha Canon de 1976, com a objectiva 50mm 1.4f, jamais me desilude. Abrir o envelope com as revelações é algo que não se pode de forma alguma comparar com ficheiros jpgs e raws. Infelizmente cada vez há menos fotógrafos a revelarem negativos, comparando com o digital é caro, sem dúvida, mas é uma actividade que não se deve deixar morrer, entre tantas outras... Deixo-vos alguns resultados do último rolo; se quiserem ver outras fotografias desta máquina é clicar aqui.






35mm, Fuji Film 400 ASA

29 de setembro de 2011

H&M ajuda os meninos

A partir do dia 29 de Setembro, está disponível a coleção All For Children do H&M, é para ajudar outros meninos que precisam de apoio (25% do valor). Saber mais em http://www.hm.com/pt/all-for-children#1
Quem sabe se não é uma boa ideia para presentinhos de natal?

Hunter boots


Ainda me lembro das minhas primeiras galochas outonais, vermelhas, giras! Ao ver estes modelitos da Hunter apetece-me logo calçá-las e esperar que chova a torto e a direito aqui na terrinha. Só tenho um problema, não sei que cor escolher.... :)

imagens recolhidas via Pinterest

Se alguém me disser que isto é material do bom e que resiste uns 20 invernos sou capaz de fazer o investimento (cerca de 90€). Agradeço os vossos testemunhos :)

28 de setembro de 2011

Nevermind - vinte anos depois

Não sei estimar o número de vezes que ouvi este álbum desde o seu lançamento no auge dos meus 14 aninhos, sei apenas que está ali na minha estante (entretanto a cassete gravada foi substituída pelo CD original) e de vez em quando ouvimos os clássicos de sempre com o entusiasmo de sempre.
Para celebrar os 20 anos de lançamento do álbum multiplicam-se iniciativas e uma delas é a fotografia do rapaz que outrora foi capa do álbum. Muito gosto eu destes ensaios "Antes e Depois" :)

27 de setembro de 2011

A bruxa da era moderna

Após horas de clausura resolvemos dar uma volta para distrair um bocado, assim foi.
Quando regressávamos ouvimos uma voz atrás de nós que dizia: "ai que menina mais linda..." virámo-nos para trás e sorrimos, o normal. Depois a senhora, com idade para ter juízo continuou: "olha menina linda, não queres vir comigo para minha casa?", "tão linda que és, tenho lá muitos brinquedos para tu brincares..."; "é que já há muito tempo que ninguém brinca com eles coitadinhos".
Enfim, claro que eu prefiro encarar isto como conversa de circunstância, uma banalidade vá, mas o facto é que daqui a uns anos a minha filha é capaz de andar sozinha na rua e poderá ser abordada novamente por uma criatura deste tipo, mas com más intenções. Durante aquele bocado eu fui incapaz de dizer uma palavra, primeiro porque estava atenta/pasmada com o que ela dizia, depois via a minha filha a dirigir-se a ela e por fim lembrei-me que também eu já levei com este tipo de conversa quando era pequena e para qual sempre fui alertada para NUNCA me dirigir a estranhos.
Acredito que a senhora não tivesse qualquer segunda intenção mas o facto é que aquilo despertou em mim uma certa repulsa.

É preciso ter calma

Estou mesmo a precisar comprar este poster, mesmo!

26 de setembro de 2011

um (novo) capítulo


Palavra de ordem: FESTA!!

um novo capítulo, aqui.

24 de setembro de 2011

(um pequeno parêntesis ao fim-de-semana)

Andamos a ponderar dispensar a nossa natália, mas hoje após ter limpo e arrumado a cozinha 3 vezes, puxado o lustro aos inoxs das varandas, ter ido a uma reunião de pais, eu ter ido duas vezes ao supermercado do bairro, ele ter ido também ao supermercado e aspirado a casa, termos mudado (novamente) a disposição dos móveis da sala, ter aturado a leonor histérica e o marido que esfacelou um dedo e me ia desmaiando no wc em plena hora de ponta, acho melhor mantermos a natália... nem quero imaginar se ainda tivesse pegado no ferro!

amanhã aguarda-me um cesto cheio de roupa para lavar and so on, and so on...




adenda ao post - domingo 14:00 - entretanto posso acrescentar que tivemos uma madrugada super animada com um tema gástrico!!! Espetacular!

23 de setembro de 2011

Snatch (que é como que diz: Porcos e Diamantes...)

Quando tudo parece cinzento, não há melhor do que rever o Snatch. É por demais brilhante, no mínimo! Bom fim-de-semana!
:DDDD

22 de setembro de 2011

A propósito de uniformizar

(o dia em que estreei a farda nova!)

A propósito do post anterior, lembrei-me de teorizar sobre o assunto...
Nos meus tempos de infância tive a oportunidade de frequentar muitas escolas, essas escolas foram de vários estilos, desde o privado ao público passando pelas cooperativas, com farda sem farda, religiosas, laicas e assim-assim, passei por tudo excepto, felizmente, o internato!
Das escolas com farda, lembro-me de achar um pouco chato ter que andar igual todos os dias, igual a todos os colegas, no entanto, hoje reconheço inúmeras vantagens nesta modalidade de trajar.
Na pré-primária eu não me recordo de pensar no assunto, mas na primária já começava a arranjar artimanhas para me destacar do rebanho. Fosse um carrapito, fosse uma pulseira, a minha personalidade teria que ser mais bem trabalhada e se formos ver, isso é uma grande vantagem da farda. A tentativa de individualização no meio de um "rebanho" é um exercício muito curioso e que a longo prazo se revela em algo útil, tal como na melhoria da auto-estima e auto-confiança.
Agora que tenho uma filha e que estamos numa altura de crise louca, achava maravilhoso que as escolas públicas adoptassem as fardas, não só umas meras batas, mas sim, toillete completa, e nem era cá preciso aquelas roupas em estilo britânico, o eterno blazer e meias pelo joelho, podia/devia ser uma roupa casual, calça de ganga, t-shirt oficial e casaco/polo...
O fim-de-semana é, nestes casos, encarado como uma oportunidade dos alunos serem livres de usar o que quiserem, expressando as suas próprias tendências e identificando-se mais com certos grupos de amigos.
Para os pais seria certamente bem mais barato...

(de carrapito, primeira sentada à direita; professora e estagiária também de farda!!)

(de vestido florido, sentada segunda à direita)

Uniform Project


Uniform Project Picture Book from Uniform Project on Vimeo.


1 ano, sempre o mesmo vestido, com o objectivo de ajudar crianças desfavorecidas. É por estas e por outras que eu adoraria que a farda, ou uniforme, fosse instituído em Portugal.
No simplificar é que está o ganho. Sem dúvida!

saber mais aqui.

19 de setembro de 2011

No Zoo





Fomos em romaria ao zoo, que tarde fantástica! Há c'anos que já lá não íamos e foi de pasmar as diferenças nas instalações dos animais. Claro que ainda muito pode ser melhorado, ainda há animais que estão com ar de quem caiu ali de para-quedas, mas penso que por melhor que seja o espaço, a vida deles acaba por se transformar demasiado....
No auge dos seus dois anos, é perfeitamente normal que daqui a umas semanas já não se recorde da maioria das coisas que viu, no entanto, neste momento fala a todo a gente que os golfinhos faziam "eeeeee.... PUMBAAAA" e que "o buffa(lo) estava deitado"; mesmo que ela se esqueça, nós iremos lembrar as suas caras de admiração e espanto quando reconheceu os elefantes, as girafas, as tartarugas e macacos e dizia toda contente os nomes direitinhos. Só desejava lá ir todos os anos porque é realmente uma experiência que vale a pena viver.

10 anos em 90 segundos


Muito bom!

16 de setembro de 2011

um (novo) capítulo

Quando eu capto a atenção deles. Um novo capítulo aqui.

15 de setembro de 2011

O céu é o limite

Se há dias em que ando entre o normal-alegre e o normal-angustiada, há outros em que ando normal-felicíssima. Hoje foi um dia muito alegre, andámos pela cidade a sonhar a riscar papéis a olhar para cima e fazer contas de somar, subtrair e multiplicar. Foi também sentar-me ao computador e ver o meu blog recém-nascido ter tido pico de audiência que superou as 1000 visitas em breves horas, tudo isto porque houve uma jovem gostou do meu trabalho e muita gente gosta daquilo que ela gosta e foram todos espreitar aquilo que ela viu. E essas pessoas espreitaram o meu trabalho e foi extraordinário ver o poder da internet, e eu nem a conheço e as coisas acontecem assim e é muito bom. Extraordinário!
Obrigada Miss Glittering!

E já agora aproveito para agradecer mais uma vez a todas as pessoas queridas que me têm dado força! Muito obrigada a todos!!

14 de setembro de 2011

Desenhar




A par da "leitura", o desenho é um dos maiores hobbys dela. Sentada e "neutralizada" na sua cadeira, fica ali longos períodos a rabiscar, a escolher cores e a dizer os seus nomes, a arrumar a caixa, virar as páginas e a chamar-me para ver!
No seu aniversário, uma amiga ofereceu-lhe dois cadernos de pintar, um com contornos de figuras e o outro com folhas brancas. Pude reparar que o caderno de contornos fez muito mais sucesso do que aquele de folhas brancas, sendo assim, não tive outro remédio do que fazer eu própria alguns desenhos utilizando um marcador preto (ver palhaço extraordinário!). Ela adora e após algum tempo de prática, começo a verificar que ela já faz um certo esforço para pintar zonas específicas!!
Nestas actividades de desenho tento ter sempre atenção a alguns factores, tais como: evitar que ela coma os lápis de cera, pinte (novamente!) a estante, pinte a mesa e que a cadeira não esmague (novamente) bocados de lápis contra o tapete... se estas coisitas não acontecerem, estamos bem :)

Rolling into deep



Não é que eu aprecie ver crianças a cantar músicas de adulto, é como nos festivais infantis do fado, não dá... Mas de vez em quando abro umas excepções. Tão fofa :D

13 de setembro de 2011

A Sopa

Muito enraizadas na cultura portuguesa, as sopas são uma parte fundamental da nossa dieta diária. Eu não como todos os dias, principalmente no verão (que este ano até foi inexistente), mas no inverno é perfeita. Ela, por outro lado, come todo o santo dia, duas vezes antes do prato principal. Começámos pelos cinco meses, receitas básicas e viemos evoluíndo nos ingredientes até agora. A aceitação é sempre boa, não sem antes haver momentos de impasse e um rol de "Não"s, mas a sopa é quase sempre comida até ao fim.
Há uns meses atrás vi uma reportagem sobre os miúdos das papas Nestlé, como eram roliços e viçosos, e que hoje em dia, esse conceito do bebé Cerelac (já não sei qual das papas era...) estava desadequado, sendo que é preferível que as crianças comam as ditas papas com moderação. Durante a reportagem, aparece uma senhora que era responsável pelas refeições de um dos miúdos (hoje com 20 anos) e disse que o rapaz gostava era de sopinha e que assim era até hoje. O segredo dela, era fazer as sopas com o mínimo de ingredientes possível, sendo que assim a sopa seria sempre "de cenoura", "de abóbora" ou qualquer outra coisa. Aquilo ficou-me!
Se antes fazia as sopas como se fossem para serem comidas por um estivador, com muita variedade junta, hoje faço as sopas mais simples e os resultados têm sido bastante positivos. A sopa fica com uma cor mais definida (laranja, verde, amarela) e o sabor é também mais perceptível (cenoura, couve, alho francês). Fazemos sopas de 2 em 2 dias ou 3 em 3, nunca congelamos e incluímos sempre alguns dentes de alho. Para ajudar nesta tarefa temos a Bimby, que coze os legumes em 35 minutos a 100º exatos e depois desfaz aquilo tudo em breves segundos transformando a sopa numa deliciosa mistura aveludada.

Para quem quiser saber, deixo aqui o meu guia:

base: batata ou combinar batata e courgette; cebola grande; 2 dentes de alho grandes; cenoura grande

1 ingrediente principal: uma ou duas cenouras (depende da cenoura da base); couve-flor; abóbora; ervilhas; bróculos; alho francês (só parte branca); couve coração

pontualmente incluo algumas folhas de nabiça, espinafe, couve lombarda, peixe ou carne quando ela anda em fase de negação crónica

nunca incluo, porque não gosto: favas, couve portuguesa (ocasionalmente deixa um sabor esquisito), legumes de pacote congelados fora da época (do supermercado), alface, arroz (parece cola :SSS), nabo (siiiiim, não se nota, mas é uma coisa minha)



cada um com a sua pancada, eu também tenho as minhas ;)

12 de setembro de 2011

um (novo) capítulo

O recém-nascido, fragilidade e resistência, tudo no mesmo corpo.
http://umcapitulo.wordpress.com/

11 de setembro de 2011

New York, New York


E assim se passaram 10 anos desde aquele dia luminoso. 10 anos!!

terrorismo: s.m. prática de actos violentos (assassinatos, raptos, colocação de bombas, etc.) contra um governo, uma classe dominante ou pessoas desconhecidas, com o objectivo de fazer impor determinados objectivos, geralmente políticos. 
in Infopédia

Apesar de estarmos num país pobrezinho e deprimido de vez em quando convém pensar nisto para reavaliarmos as nossas prioridades.

10 de setembro de 2011

Soltem o prisioneiro!


Pobrezinho... para além de encarcerado, ainda lutava contra a gravidade...

8 de setembro de 2011

Ano Novo - Sapatos Novos

 Setembro, agora é o novo Janeiro, início da escola, início de uma nova estação e vai daí e tivemos que comprar uns sapatos novos para os próximos tempos. Já me estava a mentalizar para gastar no mínimo 50€ do costume nuns Chicco, no entanto ainda fui procurar na Modalfa e eis que encontrei exactamente aquilo que procurava por uns simpáticos 29.90€. São da marca infantil Zippy, feitos em Portugal com um acabamento irrepreensível, 100% pele no exterior e interior, sola em borracha dura anti-derrapante, simples no aspecto. Têm uma forma arredondada e parecem ser muito confortáveis quando ela anda com eles. Servem para o dia-a-dia, servem igualmente para uma ocasião mais especial. Creio que ainda lhe vamos comprar umas botas deste género, mas para já está o assunto arrumado. Muito bem!

6 de setembro de 2011

um capítulo

Gosto muito de fotografar, é algo tão simples quanto isto, não querendo rotular-me como amadora, considero-me uma amante da fotografia. Há uns anos surgiu a oportunidade de fotografar um casamento de uns amigos de amigos de amigos... lá fui eu, com uma amiga e passámos um dia de cá para lá a registar momentos, sorrisos, pequenos gestos e tudo mais o que é "suposto". Depois dessa experiência vieram outras; a família sempre a servir de modelo para as minhas ideias; as crianças o verdadeiro desafio e fotografar na escuridão que me reserva boas e más surpresas.
Há muito tempo que penso criar um espaço onde mais pessoas possam ver o que faço, e após muita hesitação este lugar passou a exitir. Ainda é novo, está em processo de evolução e espero sobretudo que me ajude a melhorar o trabalho que irei desenvolver.
Convido-vos a visitar Um Capítulo, obrigada!

http://umcapitulo.wordpress.com/
Porque cada dia é um novo capítulo. 

5 de setembro de 2011

Freddy

No dia em que o Google se lembra de Freddy Mercury, eu também me lembro.
Deixo-vos a minha música preferida, '39.



E outra que dá sempre vontade de ouvir mais e mais e mais! Para ouvir BEM ALTO!!



And you think you're so strong
But there ain't no stopping and you can't stop rockin'
And there's nothin' you can, nothin' you can
Nothin' you can do about it

2 de setembro de 2011

Schultute


Schultute, assim se chama o cone do post anterior e que suscitou curiosidade. Passo a explicar...
Em determinada fase da minha vida, morei num país onde era costume, no primeiro dia de aulas, os pais oferecerem ao filho um grande cone de papel recheado com coisas boas, goluseimas, presentes pequeninos,  um mimo por iniciarem as aulas. Curiosamente nem eu nem os meus irmãos nunca tivemos um cone no primeiro dia de aulas, talvez por os meus pais não se terem apercebido dessa tradição, ou simplesmente por essa não ser a nossa tradição. Não tivemos, não fez mossa.
Nem todos os coleguinhas tinham cone, era uma escassa minoria, mas os que existiam ficavam num canto da sala ou mesmo fora dela, de modo que não se tornasse um factor de distração naquele que só por si já era um dia bastante turbulento.
O país era a Áustria e isto passou-se na década de oitenta.
Para quem quiser saber mais, faça o favor de clicar aqui.

1 de setembro de 2011

Rentrée




Passadas quase três semanas desde a última vez que foi à creche, entrou como se nada fosse, correu até ao fundo do corredor e nunca mais nos deu cavaco. Não podemos pedir mais.