21 de setembro de 2018

22 de setembro - dia da mobilidade




No dia 22 de setembro assinala-se o Dia da Mobilidade ou o Dia Europeu sem Carros, eu por mim andava sempre a pé, ou de bicicleta, porque aborrece-me imenso andar de um lado para o outro carregando um automóvel que tenho de estacionar, que tenho de engrenar mudanças, abastecer, limpar etc e tal, que vocês bem sabem o que a casa gasta. Morando numa cidade pequena não dá muito jeito andar de transportes públicos, tudo é demasiado perto para ficar à espera de um autocarro, por isso, o carro acaba sempre por ser mais conveniente para distribuir filhos e amigos dos filhos, ir a um cliente, fazer um supermercado no intervalo do almoço, é um facto que não posso também negar.

Ainda que durante a semana andemos de carro, é raro o fim-de-semana em que não damos uma volta grande de bicicleta pelas ruas da cidade. Os miúdos adoram, pedem sempre e quem lê este blog sabe que é mesmo assim :)
Durante as férias abriu aqui em Aveiro um troço de passadiços que liga a Ribeira de Esgueira a Estarreja através dos campos da ria. Houve então um dia, bastante nublado, diga-se, que saímos de casa só para ir conhecer e quando fizemos contas reparámos que só nesse dia pedalámos cerca de 20km com as crianças. Sabem quantas vezes se queixaram? Nenhuma! (no dia seguinte já estavam a pedir para irmos de novo). Pois que este passadiço é uma óptima sugestão para o dia da mobilidade para quem anda por estas bandas, a pé ou de bicicleta a paisagem é bonita, tudo é silencioso e introspetivo. A largura do passadiço acomoda bem dois utilizadores que se cruzem e é um caminho que as crianças vão gostar de certeza absoluta. No dia em que fomos, por acaso apanhámos a maré vazia, no entanto, já soubemos que na maré cheia o passeio pode ser um pouco mais "emocionante" porque a água chega mesmo muito perto da construção e como as proteções são apenas umas cordas, pode dar-se o caso de uma criança pequena ficar um pouco mais exposta ao perigo de se desequilibrar e até cair!
De qualquer forma fica a dica para um dia que se quer com o mínimo de deslocações automóveis, no final todos agradecemos.

2 comentários:

Raquel disse...

Cá por casa também somos fãs! Vamos muitas vezes fazer longos passeios com os miúdos e deixa-me orgulhosa ver como eles são capazes de nos acompanhar! Somos sortidos por termos uma cidade assim, não é? Qualquer dia ainda nos encontramos a pedalar! :-) beijinhos

**SOFIA** disse...

É bem verdade, somos uns privilegiados pela diversidade que podemos oferecer às nossas crianças.
quem sabe nos encontramos mesmo ;)
beijinhos