13 de julho de 2012

O meu pós-parto - parte I

O meu pós-parto dividiu-se em duas partes, aquela que era suposta e a outra, a que veio por acréscimo. Por pós-parto, refiro-me apenas ao período que passei no hospital e que ao contrário do que estava à espera, correu um bocadinho diferente do que poderia imaginar.

Quando vim para o quarto tinha duas companheiras, dormiam, era cedo. Instalaram-nos e descansámos um bocado. Ao início da manhã começaram as rotinas próprias de uma maternidade, visitas dos enfermeiros, tirar a tensão, medicamentos para as dores, "o bebé já mamou?" "sente tonturas?", veio o pediatra, veio a obstetra e eu comecei a sentir uma vontade grande de aliviar a bexiga. Não consegui e aí comecei a ficar tensa, hipertensa (18-9) e via a minha barriga ficar deformada, a bexiga empurrava o útero para sítios indevidos e eu começava a ficar bloqueada e senti medo do que poderia acontecer-me. Felizmente há técnicas muito simples e rápidas que me permitiram esvaziar a bexiga e de um momento para o outro a minha forma voltou a estabilizar, no entanto o meu útero não estava a 100%, sendo que fui "espremida" de forma a libertar coágulos e isso foi um pouco desagradável, digamos...
À hipertensão juntou-se uma queda brusca de plaquetas e após umas quantas garrafas de soro de diversas coisas, comecei a melhorar o astral. Até fiquei bastante bem disposta, tanto que achei que era essencial receber a visita da minha filha, algo que eu tinha posto imediatamente de parte desde o início.
O medo de ficar inconsciente ou de ser operada fez-me avaliar a questão das visitas e flexibilizei a coisa :)
Este primeiro dia e o seguinte foram dentro do normal esperado, eu estava num quarto partilhado, os bebés choravam muito, o meu felizmente era sossegado, eu não tinha dores de maior porque nem episiotomia tinha feito e a coisa parecia estar a ir a bom ritmo. Entretanto as colegas que estavam lá "comigo" tiveram alta, e eu que estava cansada devido à hipertensão e tudo o mais, não podia ter ficado mais contente. Pude desfrutar de agradáveis horas de silêncio no meu quarto, porém, ao fim da noite entraram outras duas colegas novas, uma de cesariana e outra de parto normal, veio novamente o reboliço, os telefonemas, o entra e sai dos enfermeiros e eu ali no meio a tentar esquecer o que tinha acontecido na manhã anterior e a focar-me que daí a umas horas já tinha alta!!!

No sábado, estava eu de malas aviadas, quando veio a obstetra dizer-me que "era totalmente impossível mandar-me para casa porque eu corria o risco de fazer uma hemorragia grave a qualquer momento."

Enfim, fiquei chocada.

4 comentários:

sofia disse...

Oh!
Então ainda tiveste de ficar mais um dia
mas espero que nada de mais tenha acontecido e tenha corrido tudo bem
(A mim também me "espremeram" e foi tão estranho...)

isabel disse...

Oh...
Wssa parte do espremer... por isso felizmente não passei. Em relação à bexiga, não me deixaram sair do recobro enquanto não fizesse umas pinguinhas, mas o q é certo é q nada saía e lá veio a enfermeira incomodar um pouco.

Mãe disse...

Como compreendo essa sensacao de choque... Tb eu pensei que como me sentia como nova a miuda tava boa... pensei eu vou daqui a nada para a minha toquinha... Quando me disseram nananinanao... mais 3 dias... fiquei la uma semana... ui deprimi tanto... so chorei... apanharam me a chorar... nao me largaram mais... inda por cima com antecendentes de depressao... o lala... Porque eu ate tava sozinha no quarto (era so meu o quarto) so que massacraram me tanto por causa da amamamentacao que so queria fugir dali...
Sai uma semana depois de ter entrado, e a noite... mas va la ao menos nao me ficaram ficar mais do que isso...lolol

Paula disse...

Foi um início umtanto ou quanto atribulado...
Espero que já esteja tudo bem.
Desejo tudo de bom para toda a familia, redondos ou quadrados!
vidademulheraos40.blogspot.com