22 de abril de 2015

O início de uma nova fase


Hoje fui inscrevê-la ou matriculá-la (nem sei bem) na escola primária. Aproxima-se do fim, uma era de descontração, de horários flexíveis e de brincadeira a 100%. Ainda não sabemos em que escola fica, não seremos nós a ter essa decisão, será uma secretaria geral que olha para um monte de processos e os começa a separar consoante os critérios que estão definidos. Para este primeiro ano, propus-me a acompanhá-la o máximo que puder. Vou (tentar) dispensar atividades de enriquecimento (seja lá que enriquecimento é esse), vou (tentar) dispensar Tempos Livres, vou (tentar) acompanhar o estudo dela diariamente porque (em princípio) o posso fazer. Acho importante dar este apoio pelo menos no primeiro ano, o ano de tantas mudanças, em que ela terá de fazer um ajuste enorme de postura e responsabilidade perante tudo o que vem por aí.
Gostava que ela ficasse numa escola com bons professores, boas instalações e bons colegas, que comesse bem (e depressa) ao almoço e que fizesse apenas uma atividade desportiva ou cultural durante a semana. Vamos tentar manter o fim-de-semana livre de atividades e de grandes estudos, porque efetivamente o fim-de-semana serve mesmo para isso, para por um fim na semana de trabalho.
Já imagino os recados que ela vai trazer para casa, que é uma aluada, que fala para o ar, que não se mantém sentada, que não come nada... Espero não ter que me enervar demasiado com regras que de certeza me vão parecer desnecessárias e que em nada contribuem para o sucesso escolar dos miúdos.
Mas também estou entusiasmada por ver a sua evolução, por vê-la ganhar mundo, ler os livros que lhe comprei ao longo dos anos, ler coisas que não deve, relacionar isto e aquilo, decorar a tabuada, tanta coisa!
Hoje, ao entregar aqueles papéis, senti que o meu bebé já está enorme e que me foge do colo.

6 comentários:

carla disse...

Realmente, deve bater forte, é o principio de uma fase que vai demorar quase uma vida..... mas esta fase inicial ainda é engraçada, a descoberta das letras e das pequenas vitórias.
Ansiando a primeira carta escrita por ela ;-)

Marta disse...

Boa sorte para esta etapa tão gira e desafiante!
Beijinhos

ddm disse...

Eles quase sempre nos surpreendem pela positiva, e é maravilhoso ver o crescimento exponencial que é o primeiro ano de escola.
Vai com certeza correr tudo bem também convosco. :)

Catarina disse...

E pronto, já estou a molhar a secretária...
Ser mãe é uma montanha russa de emoções e eles crescem tãaaaao rápido!
Beijinho grande para vocês

sof* disse...

e isto foi só o início, quando a deixar ao portão da escola e o irmão ficar sozinho na outra é que vão ser elas... :)

beijinhos***

miriam disse...

ai nem quero pensar em setembro... embora tu já me andes a falar nisto há 2 anos!!!