24 de fevereiro de 2017

Meti-me numa alhada



Quem me conhece um pouco melhor sabe que eu não resisto a duas coisas: pechinchas e coleções.
Ora há dias saímos tranquilamente para ir almoçar quando passo à porta da REMAR e vejo uma estante livreira com a coleção Livros RTP, voltei logo para trás para ver melhor. Entrei, confirmei que se tratavam mesmo dos livros que estava a pensar e vi que dos 100 títulos faltavam alguns e que havia outros repetidos. Chamei a pessoa responsável que me fez uma oferta irrecusável por todos os volumes e depois de uma brevíssima pesquisa online feita no local, pude assegurar-me que facilmente poderia encontrar os volumes que me faltavam.

Ora lá vim então eu, o meu marido e o meu cunhado (vejam bem as minhas vítimas!!) carregados com dezenas de livros que mais parecíamos umas mulas. Então perguntam vocês, porque raio fui eu dar-me ao trabalho de trazer esta coleção, eu passo a explicar.

Para quem não está por dentro do assunto, esta coleção tem vários pormenores muito curiosos sendo o primeiro e mais importante para mim, o facto do design gráfico ter sido da responsabilidade do chamado "pai" do design gráfico português Sebastião Rodrigues, podem saber mais sobre a sua obra aqui e aqui. A par deste detalhe que me interessa enquanto designer, posso também dizer-vos que esta coleção tem 100 volumes e que os títulos são muitíssimo variados. Há ensaios, há contos, há livros técnicos, há poesia e há também originais escritos de propósito para a coleção. Tanto quanto pude apurar esta coleção foi de tiragem semanal e decorreu entre 1970-72 e foi a primeira vez que em Portugal se puderam comprar títulos tão variados a baixo preço e em quiosques, ou seja, literatura variada e de qualidade para as massas.
Perante tamanha carga simbólica não podia de modo algum virar costas a esta oportunidade e agora meti-me na alhada que não consigo ver uma coleção numerada com falhas; mexe-me com os nervos e evito de olhar para os livros :D

Quanto andava no liceu andei durante mais de dois anos a colecionar uns livros dos pintores do séc. XX e aquilo nunca mais acabava. Saíam quinzenalmente e quando a coleção acabou ficou no volume 48, só vos digo que até hoje olho para os meus livros (que estão na minha estante!) e acho inaceitável como é que não foram capazes de editar até ao 50!! Como podem ver isto é coisa que já vem de trás e que é imperativo para mim completar os títulos que me faltam :D

Posto isto até vos digo os volumes que preciso, caso tenham por aí algum para troca, olha é falarem comigo!

37, 38, 52, 54, 57, 58, 65, 68, 69, 77, 82, 85, 91, 92, 96, 97


Livros que tenho disponíveis para trocar - 6, 7, 10 (x2), 11, 13, 14, 34 e 73

4 comentários:

ines disse...

Por acaso em casa dos pais também há essa colecção e eu própria já comprei alguns em alfarrabistas...mas repetidos não sei, vou ver! Não sabia a história por detrás desta coleção.Obrigada

Susana Neves disse...

Como te compreendo. Tenho uma paixão semelhante com a colecção Vampiro. O meu avô deixou alguns livros da colecção RTP. Confesso que nunca liguei mas agora vou dar uma espreitadela pois fiquei curiosa 😊

Anónimo disse...

Listas os livros os que faltam mas é preciso dizer os livros repetidos que tens para oferecer na troca.
Beijo de St Ghislain

**SOFIA** disse...

:D na volta, todos temos pelo menos um volume destes em casa!
entretanto já pus a lista dos meus livros repetidos e estou disponível para a troca de cromos!

bjs