12 de setembro de 2016

A minha flora de interior


Creio que já devem ter reparado que sou dada às plantas, há uma espécie de David Attenborrogh da flora dentro de mim. Recentemente arrastei o meu bondoso marido a um mega horto em Miramar porque foi lá que me disseram que de certeza que conseguiria comprar uma Ficus Lyrata. Se andam mais ou menos atentos aos blogs e sites que se dedicam aos ambientes interiores, já devem ter visto esta árvore envasada mais do que uma dezena de vezes. A minha casa é bastante luminosa e a temperatura por cá, tanto de verão como de inverno, é bastante tropical, digamos assim. Achei então que seria um bom ambiente para esta planta maravilhosa, gigante e pelos vistos tão temperamental.

Antes de a comprar fui saber mais sobre ela, tanto é que nem o nome comum consegui saber em português, às tantas até nem há! Em inglês referem-se a ela comumente como Fiddle Leaf Fig (é da família das Ficus, figueiras; tal como a árvore da borracha a Ficus Elastica, estão a ver). Ora descobri que este sensível ser não gosta de sol nas folhas, ficam castanhas; também não gosta de água em excesso mas também não gosta de ficar à míngua, não, não! Encontrei textos muito giros em que os felizes donos da planta passaram o Cabo das Tormentas até conseguirem acertar com os gostos da Ficus Lyrata chegando a muda-la várias vezes de sítio :D

A nossa querida Lyrata está entre nós há cerca de um mês, coloquei-a longe suficiente do sol, mas perto suficiente da janela da sala e perto de um espelho que lhe reflete mais um pouco de claridade na zona de sombra. So far so good. Em 4 semanas cresceu 7cm e ganhou duas folhas novas, rego-a religiosamente ao fim-de-semana cerca de 1/2L. As crianças adoram-na e andam sempre de volta dela e até agora não tivemos nenhum desgosto com as tangentes provocadas pelas correrias domésticas.

Se quiserem saber mais sobre esta planta MARAVILHOSA e que fica linda em formato arbusto ou árvore não deixem de ler os seguintes links!

Como propagá-la.

Teoria da planta e aqui também.

História gira.

Dicas.

Tal como disse, li vários artigos sobre esta planta, mas infelizmente não consegui encontrar o mais engraçado. Se o voltar a encontrar adiciono à lista de links para consultarem ;)

Sem comentários: