15 de setembro de 2016

O início do ano escolar com Moderação


Esta semana começou a escola, com muito entusiasmo e ansiedade à mistura lá fomos nós com ela à apresentação, conversar um pouco com a professora e com os outros pais sobre os objetivos deste ano. No meio de várias considerações fixei que este ano temos como norte o conceito de Moderação e isto começa logo com a lista de material escolar. A lista do ano passado não era nada por aí além, muito pelo contrário. Ao contrário do que estava à espera, achei a lista simples e que apelava ao baixo consumo, com materiais de linha branca como os cadernos de capa de cartolina preta. Este ano, tirando a substituição dos cadernos usados, apenas tivemos de comprar uma ou duas coisitas, foi expressamente pedido que se recuperasse o máximo possível do que sobrou do ano passado. No nosso caso, já o tínhamos feito, há umas semanas estive a ver com ela os marcadores que estavam bons, bem como os lápis de cera, retirámos as folhas do dossier e colocámos num arquivo de cartão e assim num virote poupámos uma série de euros. A mochila também está impecável, já a avisei que só terá esta durante a escola primária portanto é bom que a estime. Se há coisa que me ultrapassa é esta tendência de muita gente comprar mochilas todos os anos, não percebo... Serão as mochilas tratadas como se fossem bolas? Serão as mochilas tão frágeis que chegam ao fim do ano inutilizáveis? Terão as pessoas casas que parecem armazéns para acumular mochilas todos os anos e de vários filhos? A nossa mochila não foi subsituída, não está estragada, nem tão pouco desatualizada, está perfeita para continuar a servir a sua função e fora da escola também transporta as nossas coisas caso seja necessário.

Para terem sucesso escolar as crianças não precisam de muito material, precisam apenas do essencial e este deve ser estimado.

A Moderação não diz apenas respeito ao consumo desenfreado de material escolar, mas também à quantidade de TPC que vão continuar a chegar em doses pequenas. Neste aspecto acho que temos muita sorte, ao que eu tenho ouvido e lido por aí... No meio-termo é que reside a virtude e é assim que as coisas têm sido na escola, no entanto, a moderação também exige concentração, boa educação e respeito de modo a que tudo o que é passado na aula fique retido nas cabeças daquelas crianças. Temos muito trabalho pela frente, espero que consigamos coordenar tudo com muita paciência e sucesso!

Sem comentários: