18 de julho de 2009

Alfazemas


Ora que revelamos mais um cantinho do quarto da Leonor. É já um projecto que se arrasta, confesso, mas desengane-se quem achar que ainda há muito mais a mostrar :)
Será aqui neste sítio que a nossa piquena irá comer e dormitar no colo de quem calhar.
Hoje estivemos a plantar umas alfazemas de forma a proteger melhor o mega-vidro do sol de outono que aí vem. O pai do RP fez estas estupendas floreiras, trouxemos terra lá do minho, comprámos outra num horto assim como as alfazemas. De todas as espécies de plantas que poderíamos escolher optámos por alfazemas. Porquê? Foi fácil, queríamos uma planta que resistisse bem ao calor, tivesse forma de arbusto, fosse curriqueira no nosso país e que desse flor. Claro que o perfume e a possibilidade de fazer cheirinhos para as gavetas a custo zero também foi tido em conta. O objectivo é que, quando for possível, seja a Leonor a responsável pelo seu canteiro. É muito importante que as crianças tenham responsabilidades ecológicas, que sintam que um ser vivo dependa do seu cuidado, ainda que seja uma planta. As plantas não se queixam, não podem fugir e procurar um dono mais responsável, por isso há que ter em consciência que o papel do jardineiro é de máxima relevância!

Creio que o efeito ficou óptimo e com o passar do tempo os arbustos vão abrir e desenvolver-se em todo o seu esplendor. Deixo a seguir todo o material e etapas que passámos para ter o resultado final.

5 comentários:

Heidi disse...

muito lindo!!!

por momentos pensei que o "meu quarto de dormir às vezes em Aveiro" estava muito giro!!! :D wrong!!! o quarto já tem DONA!!! e estou desejanto conhecê-la! ;)

beijos

Anónimo disse...

muito fixe a ideia da alfazema :) com flor deve ficar o máximo :D
ah...e na cadeira também se está muito bem não é ? :)

**SOFIA** disse...

eu também já estou desejosa de a conhecer :D
espero-vos cá todos ;)

pois este cantinho está a ficar mto fixe. ainda tenho outra cadeira igual a esta para quem precisar!!

:)

no futuro uma secretária ficará ali mto bem!

Tica disse...

boa ideia

carotte disse...

Adorei a ideia, muito bem pensado em todos os sentidos. Pedagogia logo de inicio.