7 de julho de 2009

Aula de Parto - III

Hoje a aula foi uma seca :(
Foi uma seca porque não foi dada pela enf. Filomena mas sim por uma senhora da propaganda médica BebeVida, que fez uma abordagem pelos kits e métodos de preservação das células estaminais. Ainda lhe dei a hipótese dela me convencer a mudar de opinião, mas tal não foi possível, de qualquer forma aprendemos sempre mais qualquer coisa e depois há sempre aquelas pessoas que perguntam 1500 vezes a mesma questão. A coisa é assim, todos nós temos células estaminais durante toda a vida, estas localizam-se na medula. Porquê recolhemos as do cordão? Porque a pesar de serem iguais às de um adulto, são como que virgens em termos de alterações feitas por factores externos, tais como transfusões de sangue e poluição. As celulas do cordão são melhores mas em muito menos quantidade do que as da medula, esta é a melhor vantagem.
Outra coisa que não sabia era que já se faz a multiplicação destas células, algo do género da clonagem, o que potencia mais tratamentos ao longo da vida do bebé ou de quem lhe for próximo.

O que me anima e deve animar toda a gente é a abertura do banco público de células estaminais e que à semelhança do bancos de dadores de órgãos, será obrigatório daqui a uns anos. A ideia que pelos vistos existe é a de que todos nós iremos facultar as celulas dos bebés para um banco público (gratuito e anónimo) ou privado (pago e gerido apenas para quem é titular da conta), isso é bom e à partida todos terão mais oportunidades.

3 comentários:

MarianaS disse...

Independentemente de ter optado pela criopreservação (simplesmente pq a ciência evolui de tal forma que não vão ser 1000€ da nossa vida que nos farão pobres), acho absolutamente incrível que se ocupe uma aula inteira do curso de preparação para o parto com propaganda! Ao menos deviam ter sido avisados! No curso que eu fiz tiveram a decência de dizer que era uma sessão "facultativa"...
Ah, e baixa já! Lembra-te, um bebé que nasce pré termo tem mais tendência a ser menos tranquilo...
Bjs

Unknown disse...

Tb tive essa "sessão de esclarecimento" sem pré aviso! Foi mau... enfim.
Já ouvi falar nos planos para esse banco público, felizmente, o que faz muito mais sentido.
Mas não desistas das aulas.

Kiss, kiss

**SOFIA** disse...

resolution is made! :)

----------------><-------------------

tina estava a ver que nos tinhas abandonado caraças!
;))))