29 de setembro de 2016

Dar autonomia


A minha mais velha tem sete anos e com essa idade eu ia obrigatoriamente sozinha para a escola e isto acontecia numa grande cidade. Hoje, moramos numa cidade de média dimensão e por força das circunstâncias a escola fica um pouco fora de mão para que a minha filha tenha a mesma autonomia que eu em tempos tive. São realidades e contextos diferentes e embora eu tenha pena que ela não vá sozinha para a escola, também não fazemos nenhum drama em torno da questão, muito pelo contrário, é para nós um prazer poder levar os nossos filhos e ver como ela fica alegre ao entrar na escola.
Embora tenhamos alguns receios em dar autonomia aos nossos filhos nos dias de hoje, a verdade é que essa autonomia pode ser dada também por outras vias. No carro, ambos sentam-se em cadeirinhas de retenção, mas enquanto o mais novo ainda não tem força para apertar os seus cintos, a mais velha já faz toda essa manobra de segurança sozinha. Ultimamente temos falado com ela sobre a necessidade que temos de desbloquear a porta do lado dela. Não é que seja uma necessidade, mas é muito mais prático se eu não tiver que sair do carro, qual Ambrósio Apetece-me Algo, para abrir a porta à menina Leonor. Chegamos à escola, eu saio pela senhora. Chegamos ao ballet, eu saio pela senhora. Chegamos à garagem, lá vou eu novamente abrir a porta... Já chega!
Ela diz-nos que não se sente crescida o suficiente para esta etapa, nós dizemos que confiamos totalmente nela e que se achássemos que ela não fosse capaz, não lhe propúnhamos esta mudança.


À semelhança destas argumentações da porta, ela também resiste muito em ir sozinha para o parque infantil que é junto ao nosso escritório. Diz-nos que tem de ter "um adulto responsável", eu aguento?
Eu não digo que fico 100% descontraída a trabalhar sabendo que a criança está sozinha no trepa-trepa, mas quer dizer, temos de começar por algum lado; só que ainda não começámos*... :D

*mas está mesmo para estes dias!!

/ Facebook do blog /

8 comentários:

clara disse...

Então comigo é o contrario. O meu mais velho (8 anos) implora por andar sozinho e de bicicleta pelas ruas de Esgueira. Também eu sempre andei a pé e sozinha mas vejo-me medricas em ceder a este mini-grito de ipiranga do meu rapaz. Um dia destes vai ter que ser:)

**SOFIA** disse...

Clara, estou contigo, acredita!! o que tem de ser, tem muita força e um dia teremos mesmo de arriscar e confiar neles nestas aventuras mais "radicais" ;)

bjs

Diana disse...

O meu mais velho tem 9 e já vai tendo alguma autonomia. Setúbal não é uma cidade grande, mas ainda não me sinto muito à vontade que vá sozinho para a escola, até porque entra muito cedo e também temos que deixar o irmão no jardim de infância. Mas já passeia a cadela sozinho, vai pôr o lixo no contentor e vai à mercearia. E fica todo contente!

**SOFIA** disse...

isso é mesmo bom de ver, eles ficarem contentes com as liberdades que vão conquistando!! :))

miriam disse...

=))) nós já desbloqueámos a porta do jaime há cerca de 1 ano, por causa daquela confusão de deixar os putos de manhã na glória. facilita imenso a coisa ;) e quanto a esse parque infantil, quando vou à natur ria fazer as minhas compras e o levo ele fica lá sozinho, claro que no máximo são 15 minutos mas já dá para os testar. diz-lhe isso ;)

sof* disse...

ai vou dizer, vou!! ;)

Susana Neves disse...

Tenho de trabalhar essa parte da autonomia. Apesar de as deixar brincar livremente, sem medo que se sujem ou arranhem, sou incapaz de as deixar em casa por 2 minutos para ir comprar pão.

sof* disse...

Olá Susana!
Curiosamente já deixei a mais velha em casa sozinha para eu ir buscar o irmão à escola. Nela eu confio para ficar sozinha, nele ainda não... As minhas primeiras experiências neste campo foram nos minutos que eu saí de casa para levar o lixo :) Uma das coisas é nunca sair de casa sem o telemóvel não vá dar-se o caso de não conseguirmos regressar depressa.