21 de janeiro de 2012

Canja


Num ambiente envirosado, que é a minha casa, e já sem muitas alternativas à tosse noturna e descontrolada que ela tinha, tomei duas iniciativas: ligar ao pediatra para que me sugerisse um xarope alternativo à Oxolamina e fazer uma boa canja retemperadora.

A alternativa que o pediatra nos deu foi CATABINA, um xarope ideal para tosses pouco produtivas e com tendência à compulsividade. Coincidência ou não, a rapariga dormiu muito bem e nós, consecutivamente, também. Já ganhou!

A canja, fi-la com o objetivo de hidratação/nutrição bomba extra. Meia galinha com miúdos e ovos, uma cebola grande, alho, louro, sal e água a cobrir tudo. Em uma hora de panela de pressão aquela carne transformou-se num caldo rico, gorduroso e com muito paladar. Juntei massa de letras, umas folhas de hortelã frescas e foi esse o nosso jantar em conjunto com umas fatias de pão serrano. À mesa era tudo a bufar junto à sopa fervente, ela adorou, fartou-se de comer, queria mais e foi uma satisfação. Nada mais simples, nada mais eficaz. Respeito à galinha que nos proporcionou um grande momento familiar e que aliviou as enfermidades reinantes.

5 comentários:

lena disse...

então não e tão bom!Sempre sopa de legumes é monotono, uma canja alem de muito nutritiva é muito saborosa e ótima alternativa para todos.

gigi disse...

Hum canja, que bom!! Mas... tenho "medo" das panelas de pressão!! Panca?!

Muac*

sof* disse...

oh gigi, não é panca nenhuma!! eu própria tenho sempre medo que a panela rebente, no entanto tenho sempre o cuidado de nunca a encher demasiado, cozinhar em lume/pontência média e retirar-lhe a pressão o melhor que possa!

(mas sempre que a abro... fecho os olhos!)

no fear, my dear*

Marta disse...

Eu adoro canja e a Inês também, sopa de canja como ela diz :D

Anónimo disse...

pois.. o Dr. E. também nos recomendou o Catabina... e sim... a Helena ficou melhor de facto... :)
canja ainda não fiz... o pai não gosta e desconfio que a filha também não :) mas é uma boa ideia... nem que seja para fazer vapores :D