23 de fevereiro de 2012

Receitas da Mamãe - Arroz Doce


Tal como havia prometido, partilho então o arroz doce que a minha mãe faz enquanto está ao telefone. É muito básico, e até eu consegui ser bem sucedida!

1 chávena de arroz carolino
2 chávenas de água não temperada
2 chávenas de leite morno
1 chávena (pode ser mal cheia) de açúcar (usei amarelo)
1 ou 2 gemas, raspa de laranja ou limão, canela para o decor

Gente isto é assim, cozer o arroz na água até esta se evaporar mais a raspa de limão (o arroz deve ficar mesmo cozido nesta fase). Adicionar metade do leite morno e quando este tiver desaparecido, a segunda metade; quando a mistura ficar cremosa adicionar o açúcar. A gema é incorporada no fim, sendo que mamãe a desfaz num copo com um pouco de leite morno de modo a que o choque térmico na panela não seja tão grande. Quando a gema estiver quente e mole, deitar na panela e mexer muito bem. Dispor numa travessa e decorar com canela.

Perfeito para crianças, muito nutritivo, é bom quente e frio, sendo uma óptima sobremesa para todo o ano.

8 comentários:

Unknown disse...

Isto vem mesmo, mesmo a calhar...

Tenho a festinha da Laura no domingo e precisava de receitinhas infalíveis. Esta salta já para a lista! :D

Mal posso esperar pela de mousse de chocolate

Obrigada pela partilha!

Especialmente Gaspas disse...

Adoro arroz doce, mas normalmente só consigo comer o que eu ou a minha mãe faz, os outros não me sabem a nada. É mesmo daquelas coisas que nunca como fora de casa...

Marta disse...

Mal tenha oportunidade, vou experimentar.
Nós só comemos o da avó, vamos lá ver se a receita da tua mamãe é aprovada :)

MarianaS disse...

E olha o lambão que colocaste para ilustrar a receita... ;)
Explica só: isso é tudo com a panela ainda ao lume? Brando?

**SOFIA** disse...

o lambão repetiu, logo, prova superada ;)

o lume é sempre brando/fraco após começar a ferver. na parte da gema pode estar apagado no caso de ser placa.

cibele barreto disse...

hum...lembra-me o brasil...saudades do arroz da minha mama!
:) vou fazer.... bjo

carla disse...

A D. Helena põe muito açúcar, usei só metade.
A receita está aprovadissima ;-)
Fico à espera da próxima

carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.